Corpo do artigo
>Volta a Portugal do Futuro já está no pensamento
Vencedora no ano passado das classificações individual e colectiva da maior competição de sub-23 a nível nacional, a formação Aluvia/Valongo vai voltar a lutar pelos lugares cimeiros na Volta a Portugal do Futuro, competição que se realiza entre os próximos dias 20 a 25. A luta será tremenda, mas a formação orientada por José Barros tem vindo a dar indícios de que está em subida de produção.
É óbvio que as saídas de Carlos Baltazar e de Marco Cunha fizeram mossa no conjunto de Sobrado. As entradas de Joel Lucas - um regresso a casa do corredor natural de Torres Vedras - e de Milton Lopes (ex-Sporting) têm-se revelado excelentes opções, mas é natural que a maior experiência dos corredores que abandonaram tenha originado uma quebra na equipa. Aliás, ambos os atletas foram convidados a integrar-se em plantéis profissionais: Baltazar representa agora a Barbot/Siper e Cunha milita na Madeinox/Boavista.
Apesar disso, e embora o maior objectivo esteja para chegar, a equipa já conseguiu alguns registos importantes, como o triunfo de Francisco Costa na prova realizada em Albergaria e relativa à Taça de Portugal, feito digno de destaque pois o jovem corredor natural de Paredes levou a melhor sobre os nomes mais sonantes do ciclismo profissional português.
Na Volta a Trás-os-Montes, foi Bruno Silva quem mais se evidenciou entre as equipas sub-23, subindo ao pódio para envergar a camisola relativa ao prémio da Juventude, o que aconteceu também na Clássica de Amarante e na recente Volta ao Minho, com Milton Lopes a imitar o seu colega de equipa.
Mas a Aluvia/Valongo também tem participado em algumas clássicas em Espanha, onde tem conseguido uns lugares honrosos. Embora salvaguardando as distâncias para o que foi conseguido na pretérita temporada, o desempenho do conjunto de Valongo tem sido positivo. Aguarda-se, pois, a chegada da Volta a Portugal do Futuro, competição em que os corredores se apresentarão na melhor forma, para ombrearem com os adversários que se têm revelado bem mais fortes este ano.