Corpo do artigo
Passavam seis minutos das dez horas quando André Villas-Boas pisou o relvado do Olival. Foi o primeiro a aparecer, à conversa com o adjunto José Mário. Seguiram-se os 26 jogadores, muitos deles também em dia de estreia absoluta. Antes disso, na privacidade do balneário, e ao que O JOGO apurou, o novo treinador do FC Porto apresentou-se aos jogadores com um discurso curto e uma mensagem clara: o objectivo principal para esta temporada passa por reconquistar o título de campeão. Disse-o sem rodeios e repetiu a ideia perante o plantel, também com a presença de parte significativa da estrutura da SAD, Pinto da Costa incluído. Aliás, o presidente do FC Porto esteve no balneário e foi mesmo o primeiro a discursar ao plantel. Começou por desejar boa sorte para a nova época, antes de apresentar a recém-chegada equipa técnica.
Depois das palavras seguiram-se os actos, já no relvado e perante o olhar de mais de duas dezenas de jornalistas. Aí, e talvez por saber da atenção que lhe seria dispensada, André Villas-Boas adoptou uma atitude mais discreta e reservada. Foi falando com os adjuntos, trocou meia dúzia de palavras com o plantel, sorriu na companhia de Helton e acompanhou o treino a alguma distância - José Mário tomou conta das operações. Nesses 15 minutos da praxe, o costume: exercícios de aquecimento com bola - sim, ela esteve sempre presente... - e pouco mais. No que sobrou de treino, e já depois de as portas se fecharam para os jornalistas, o plantel foi dividido em vários grupos, que se repartiram por circuitos e minicampos estendidos por dois dos relvados do Olival. Muita acção e pouca gente parada foi o principal objectivo para o primeiro dia. De tarde, e já depois do treino, seguiram-se os habituais exames médicos para os que começaram ontem, ritual que vai prosseguir hoje.
Em dia de arranque, não foi só André Villas-Boas a estrear-se. Sereno e Souza, os reforços já anunciados, também se mostraram pela primeira vez, ao lado de Kieszek, guarda-redes que não é surpresa, mas que foi apenas ontem oficializado pelo FC Porto. Nota ainda para a aposta na juventude: Ventura, Samir (guarda-redes americano ainda júnior), André Pinto, Castro, Diogo Viana e até Ukra, todos saídos da formação, arrancaram com a equipa num treino que contou ainda com a presença de Bakar, Pipo (equipa sub-19) e Alves (sub-17).
Outra das novidades foi o anúncio que André Villas-Boas fez ao plantel do plano de treinos até ao arranque do estágio de pré-temporada, que começa no final da próxima semana - sexta-feira, dia 9. Até lá, e a partir de amanhã - hoje ainda há exames médicos para realizar -, haverá dois treinos por dia, até porque a hora é de trabalhar.