Corpo do artigo
Tal como se esperava, o Sporting e o Benfica dominaram por completo a fase de apuramento do Nacional de Clubes em pista coberta, que se disputou durante o fim-de-semana nas pistas da Nave de Espinho e do Expocentro de Pombal. Em masculinos, os leões somaram 633 pontos, apenas mais um do que os encarnados. Em femininos, foram as benfiquistas a ficarem na frente, com 404 pontos, apenas mais dois do que as sportinguistas. Para a final, marcada para 11 e 12 de Fevereiro, em Pombal, é esperada uma acesa competição dentre os dois clubes lisboetas, pelo título nacional em ambos os sectores, isto apesar de qualquer deles ainda poder apresentar atletas mais fortes.
O resultado dos dois dias de apuramento - o Sporting competiu no sábado e o Benfica no domingo - demonstrou, afinal, que o equilíbrio entre os dois rivais parece ter aumentado em relação ao último Verão, quando o Benfica tirou ao Sporting o título em masculinos.
No que diz respeito aos clubes que vão disputar o Nacional da I Divisão, as mexidas não são muitas. Em homens, o destaque vai para a subida do Fátima e do Baixa da Banheira à I Divisão, substituindo os aveirenses do Campismo e aos açorianos do Ilha Azul (não competiram). Em senhoras, o Donas (Castelo Branco) e a ADREP (Aveiro) são as novidades, substituindo o Sporting de Braga, remetido à II Divisão, e o Estreito, que não se apresentou.
Na fase final do Nacional de clubes estarão representadas 10 das 22 associações regionais, mas desta vez sem representantes das ilhas, nem clubes a Norte de Aveiro na divisão principal.
