Corpo do artigo
Um verdadeiro regresso ao passado. Surpreendente mesmo: a notícia de um sucesso de Vanessa Fernandes. Foi ontem, no Triatlo de Abrantes, que a mulher que mais ganhou a nível internacional decidiu voltar a aferir as suas capacidades. "Um treino com maior intensidade. Bem na desportiva", qualificou o pai, Venceslau Fernandes. Um teste que deixou Vanessa motivada para o futuro: "Ela sentiu-se sempre bem e foi muito bom para ela. Ficou toda feliz e bem disposta", acrescentou.
A prova foi cumprida em metade do percurso olímpico deste desporto - 750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e 10 de corrida - e Vanessa só no último terço deu um sério ar da sua graça. Antes, na água e na bicicleta, limitou-se a perseguir Anais Moniz, entrando na última secção com mais de dois minutos de atraso. "A Vanessa não esteve bem na natação, nem no ciclismo, mas o atletismo já foi muito bom. Também é aquilo que mais tem treinado. Aí, já fez lembrar a Vanessa dos seus melhores tempos", comentou o antigo vencedor da Volta a Portugal. A verdade é que essa légua, em 17 m 38 s, permitiu cortar a meta com 23 segundos de vantagem sobre a sua colega do Benfica, Anaís. Em suma, apesar da longa ausência, Vanessa ainda é a melhor triatleta portuguesa.
Venceslau revelou como este teste foi preparado: "Não avisámos ninguém, para não haver pressões. Nem o presidente da Federação. A Vanessa apareceu meia hora antes da prova e confirmou a presença". E assim será para o futuro. "Ela está motivada e responsabilizada, porque vê tanta gente a apoiá-la. Continua a ser prioritário recuperar a saúde, depois virá o resto, se for possível, mas, se tudo correr bem, teremos Vanessa. Acho que ela ainda vai voltar aos seus bons velhos tempos", confessou um pai visivelmente emocionado.