Corpo do artigo
Jaime Valdés deverá ser a próxima contratação leonina deste defeso. O médio, que milita no Atalanta, emblema italiano que se prepara para disputar a Serie B, é seguido há muito pelo emblema verde e branco e, nas últimas horas, o processo terá avançado de forma significativa, estando iminente um acordo que deverá levar o jogador para Alvalade, a troco de cerca de três milhões de euros. Para Valdés está reservado um contrato com três anos de duração, com um vencimento próximo dos 800 mil euros por cada uma das temporadas. As próximas horas deverão ser decisivas para a conclusão deste processo, necessária para que o atleta se junte, o mais rapidamente possível, aos trabalhos do plantel, que efectua, actualmente, um estágio de preparação na Suíça.
A chegada de Valdés representa a primeira movimentação da SAD no mercado depois da traumática saída de João Moutinho para o FC Porto, mas o chileno não terá por missão substituir o ex-capitão. Trata-se de um jogador criativo e experiente, que há 12 anos evolui no futebol italiano, primeiro ao serviço do Bari, antes de uma breve passagem pela Fiorentina e de quatro proveitosos anos com a camisola do Lecce, rumando à Atalanta em 2008. Agora, com 29 anos, pode evitar o escalão secundário do futebol transalpino e assumir em Portugal um papel de relevo numa equipa que pretende lutar pela conquista do título.
Ontem, em Itália, a transferência de Valdés para Alvalade era dada como certa, mas, ao que O JOGO apurou, o processo negocial ainda não está concluído, faltando ainda o acerto de alguns detalhes. A imprensa local apontou também um valor de 2,2 milhões de euros como suficiente para convencer o Atalanta, mas é certo que as verbas envolvidas estarão mais próximas dos três milhões de euros.