Corpo do artigo
O jogo da próxima quinta-feira já tinha motivos de interesse de sobra, mas ganha ainda mais um: contra o Liverpool, o Estádio da Luz irá ultrapassar a barreira do milhão de espectadores esta época. Até agora, contabilizando a Eusébio Cup e o jogo de apresentação contra o Atlético de Madrid, a Catedral recebeu um total de 951 058 espectadores. Tendo em conta que hoje mesmo deverão voar os 3500 bilhetes que restavam para a recepção aos reds, a marca do milhão será até ultrapassada em mais de dez mil pessoas. Esta será, aliás, a melhor casa do Benfica nos jogos da Liga Europa. E com Inglaterra de olhos na Luz, o Benfica poderá pensar em mais milhões, relativos a transferências...
As boas exibições e as muitas vitórias levaram à Luz um total de 572 437 adeptos nos jogos da Liga Sagres, o que resulta numa média de 47 703 por jogo. Esta é, aliás, a mais elevada relação de espectadores por encontro no novo Estádio da Luz, até agora apenas acompanhada pelos 42 294 registados em 2005/06.
Em declarações a O JOGO, o director de marketing do emblema da Luz, Miguel Bento, confia que "será atingida a média de 50 mil espectadores na Liga Sagres, o que é extraordinário". "Em termos totais, a melhor época até agora foi 2005/06, onde tivemos, na Luz, 1 109 977 espectadores, mas vamos ultrapassar esse número. Faltam, no mínimo, quatro jogos em casa e com certeza iremos passar esta marca, com um facto a realçar: a equipa tem feito um campeonato espectacular, e isso reflecte-se também na média de assistências da própria Liga Sagres", concretiza o responsável. E mesmo com a euforia dos adeptos benfiquistas a "tornar qualquer estádio do País pequeno", Miguel Bento acredita que o espaço da Catedral "está bem dimensionado, para uma equipa forte e competitiva, pois é preciso ver que só esgota algumas vezes por época".
E para se ter uma noção das receitas de bilheteira na Luz, basta ver, por exemplo, que os jogos com Braga, Liverpool e Sporting vão gerar uma verba final na ordem dos 2,5 milhões de euros (um milhão pela partida da Liga Europa e do dérbi, e pouco mais de metade no jogo frente aos minhotos). De acordo com o último balanço semestral da SAD, os custos com pessoal são pouco superiores a 17 milhões de euros, o que resulta em cerca de 2,8 milhões de euros mensais. Três jogos, lá está, quase chegam para pagar um mês de salário a jogadores e outros assalariados.
