Corpo do artigo
Na véspera de dar o pontapé de saída para a nova temporada - a bola começa hoje a saltar no Bolão, a partir das 10h00 - a Académica apresentou três reforços de uma assentada. Mas se dois deles já eram esperados o outro é um perfeito desconhecido do futebol português e que tenta a sua sorte na primeira aventura no futebol europeu.
Comecemos pela novidade. Chama-se Júnior Paraíba, tem 22 anos, e actuava no Grémio Anapolis, que o cede a título de empréstimo, ficando o emblema conimbricense com a opção de compra. De resto, este jovem médio brasileiro fez toda a carreira no seu país de origem, destacando-se pela compleição física (1,84 metros e 80 kg). O futebolista, que chegou ontem de manhã à cidade do Mondego passando parte do dia a fazer os necessários exames médicos, disse, ao sítio oficial dos estudantes, estar "realizado", garantido que irá "trabalhar muito para ter sucesso e para ajudar a equipa". Um lema importante para quem vai dar os primeiros pontapés em território luso.
Quanto aos já conhecidos têm a particularidade de se chamarem ambos Diogo e de serem desejados desde o mercado de Inverno. O mais velho (26 anos), Diogo Melo, vem do Portimonense e é um centrocampista que assinou por duas temporadas, confirmando-se, assim, a notícia avançada por O JOGO a 15 de Maio. E naquela que será a primeira experiência no escalão primodivisionário o também brasileiro diz que esta será "uma oportunidade única, uma nova etapa", autodefinindo-se como "jogador aguerrido".
Mais novo (25 anos), mas mais habituado à Liga Sagres, Diogo Valente chega emprestado pelo Sporting de Braga. O extremo quer "voltar às boas exibições", confessando que este "é um passo seguro na carreira".
Laionel volta a Portugal para fechar plantel
A contratação não será oficializada, para já, mas O JOGO apurou que o jogador que irá fechar o plantel academista - salvo alguma situação extraordinária - será Laionel. Um extremo brasileiro, de 24 anos, que já passou por Portugal, mais concretamente pelo Boavista (2007/08) e Setúbal (2008/09). Laionel, na última temporada, esteve emprestado ao Salamanca, uma vez que o seu passe pertence ao Grémio Anapolis, precisamente o mesmo clube de onde vem Júnior Paraíba.