Corpo do artigo
Hugo Oliveira vai transmitir muita confiança a Artur, o próximo dono da baliza encarnada. Esta é a garantia de quem conhece bem o treinador de guarda-redes que sucede a Luís Matos. Com 32 anos feitos há poucos dias, Hugo Oliveira estreia-se num grande do futebol português, depois de passagens pelo Gil Vicente, Leiria e Selecção Nacional, quer nos escalões jovens quer no principal.
"Vai ser um importante apoio para Jorge Jesus. É um excelente profissional, um estudioso, que procura sempre estar bem informado, além de que ajuda muito os jogadores no plano emocional e lhes dá confiança", declarou ontem, a O JOGO, Paulo Alves, treinador que trabalhou com Hugo Oliveira não apenas no Gil Vicente, onde está actualmente, mas também no Leiria e nas selecções jovens.
Hugo Oliveira é o único português licenciado pela FIFA em treino de guarda-redes. As suas metodologias de treino são das mais modernas, preocupando-se em estar sempre a par das novas tendências e descobertas científicas.
Dos vários jogadores e treinadores ouvidos pelo O JOGO sobre as qualidades do novo elemento da equipa técnica de Jorge Jesus, ressaltou a forma como Hugo Oliveira prepara os jogos, estudando as equipas adversárias até à exaustão e preparando os guarda-redes para isso. Mas também a sua componente humana. O ex-técnico da federação é conhecido por dar-se bem com todos os jogadores, ajudando-os muito ao nível psicológico e emocional.
"Alia muito bem a parte teórica com a prática. Trabalha muito bem a técnica, procurando sempre os melhores exercícios para determinada finalidade. E é uma pessoa muito madura. Posso garantir que preenche todos os requisitos para agradar a Jorge Jesus", afirmou ainda Paulo Alves sobre o técnico que criou um site sobre o que define como a sua "paixão": o treino de guarda-redes (www.hgoredesseguras.com).
Jorge Jesus confessou recentemente que já na época passada tentou contratar outro treinador de guarda-redes para a sua equipa técnica, na tentativa de "melhorar" o sector.
Hugo Oliveira foi, pois, o escolhido, enquanto Luís Matos não viu o seu contrato renovado.