Corpo do artigo
José Eduardo Bettencourt e respectiva delegação sportinguista viveram ontem uma jornada única, quando se aproxima o final da sua estadia de cinco dias no Canadá. Convidado de honra do deputado Charles Sousa no parlamento da província de Ontário - bem no coração da sua maior cidade, Toronto -, o presidente da Direcção e SAD do emblema de Alvalade foi recebido na qualidade de embaixador da longa influência desportiva, social, cultural e até política que os emigrantes portugueses e seus descendentes assumiram no outro lado do Atlântico.
Antes de ter início mais um dia de trabalho no principal centro de decisões daquela província, José Eduardo Bettencourt, o vice-presidente leonino Rogério de Brito, a antiga glória e actual secretário do futebol de formação verde e branco Mário Lino, e Augusto Pires, presidente do Sporting Clube Português de Toronto, foram recebidos por Charles Sousa e encaminhados para aquele hemiciclo canadiano, onde assistiram a todas as formalidades de um dia de labor no "Parliament". À espera da comitiva portuguesa, todos os deputados se ergueram e bateram palmas aos ilustres visitantes, numa clara demonstração de apreço e reconhecimento pela forte presença lusitana em diversos quadrantes da sociedade canadiana, em especial no que toca ao futebol. Depois de rezado um Pai Nosso e de apresentada a ordem de trabalhos como é prática habitual, Charles Sousa fez questão de posteriormente servir de cicerone numa curta visita guiada pelo edifício, erguido no século XVIII.
Após a visita, a comitiva almoçou na sede da filial leonina em Toronto, tendo José Eduardo Bettencourt passado o final da tarde e o jantar reunido com alguns empresários de referência locais, numa troca de impressões que, contudo, não visa qualquer parceria entre o clube leonino e a alta finança da principal cidade do Canadá.
