Corpo do artigo
Um golo de Maykon ao cair do pano escureceu o caminho europeu do Nacional, num jogo em que os insulares, pese essa quase obrigatoriedade de vencer, não fizeram por merecer mais que o insuficiente ponto. Do outro lado, o Paços de Ferreira, sobretudo pelo domínio territorial que exerceu na segunda metade, acabou por justificar a igualdade conquistada nos minutos finais, na Choupana.
Não foi jogo de grandes exaltações, mas, a espaços, teve períodos em que se fez alguma luz, sobre a animosa plateia, que acreditou sempre que a Europa poderia ficar mais perto depois deste encontro.
Nos primeiros minutos, os imperativos do rigor táctico dominaram os acontecimentos, como, de resto, seria de prever, ou não estivéssemos perante dois treinadores que fazem dessa componente a sua grande arma. A falta de espaço para arquitectar o jogo a meio campo limitou, por isso, a qualidade do embate.
Contudo, o sinal mais foi maioritariamente pacense, formação que se revelou mais rematadora, mas revelou ineficácia e foi castigada por isso, quando, à passagem dos 30 minutos, sofreu um golpe profundo, ao sofrer o primeiro golo da partida. Os madeirenses foram letais e aproveitaram uma oferta para chegar à vantagem, através do oportunismo de Diego, e assim ganhar maior tranquilidade.
Para a etapa complementar, Ulisses Morais lançou Pizzi e Maykon à procura de outra profundidade ofensiva, enquanto Manuel Machado apostou na criatividade de Pecnik. O filme repetiu-se e os nortenhos voltaram a entrar astutos e dominadores, pelo menos territorialmente, porque as dificuldades em chegar à área madeirense continuaram bem evidentes. Paradoxalmente, na única vez que teve espaço, o Nacional esteve a centímetros do golo, por Pecnik, que seria o ponto final nas dúvidas. Mas seria Maykon a colocar justiça no marcador, complicando, em muito, as contas dos insulares.
Nacional 1 | P. Ferreira
Estádio da Madeira
Relvado em bom estado
1500 espectadores
Árbitro Bruno Esteves (AF setúbal)
Assistentes António Godinho e Nuno Roque
4º árbitro Elmano Santos
- Nacional
Treinador Manuel Machado
1BracaliGR
2PatacasLD
3Felipe LopesDC
33TomasevicDC
55Nuno PintoLE
6CléberMD
8Luís AlbertoMD
23João AurélioMOINT
88JulianoMO60'
19Diego BarcellosAV
99Pedro OldoniAV79'
-
24EllisonGR
4HallicheDC
30AbdouMD
25TodorovicMD60'
10PecnikMOINT
9Edgar SilvaAV79'
17Edgar CostaAV
-
Golo [1-0] 29' Diego Barcellos
Amarelos | 60' Juliano, 67' Luís Alberto
Vermelhos | Nada a assinalar
P.Ferreira
Treinador Ulisses Morais
84CoelhoGR
15BaianoLD
4DanielsonDC
19RicardoDC
3JasonLEINT
16Leonel OlímpioMD
96Filipe Anunciação MD
81Manuel JoséMO66'
30Bruno Di PaulaMOINT
32CandeiasMO
20Romeu TorresAV
-
1CássioGR
17KellyDC
50André LeãoMD
88LivramentoMO66'
31PizziADINT
37CarlitosAD
7MaykonAEINT
-
Golo [1-1] 89' Maykon
Amarelos | 42' Filipe Anunciação, 60' Ricardo
Vermelhos | Nada a assinalar
