Corpo do artigo
>Treinador do ano - André Villas-Boas
A glória europeia fez com
que custasse o preço de um craque
Uma época no FC Porto, depois de pouco mais de seis meses ao serviço da Académica, bastou para provar que André Villas-Boas é... especial. Não como José Mourinho, o auto-intitulado Special One, de cuja imagem Villas-Boas tudo fez para se afastar. Mas os factos estão aí: ganhou tudo na primeira época completa ao serviço do FC Porto, incluindo uma prova europeia, e mudou-se para o Chelsea. Roman Abramovich, lembrando-se do ás de trunfo que jogou ao contratar Mourinho em 2004, não deixou que Villas-Boas ficasse mais uma temporada na "cadeira de sonho" do FC Porto. Pegou num cheque de 15 milhões de euros e fez do técnico português o mais caro da história do futebol - só para se ter uma noção, no último defeso, apenas 21 futebolistas foram mais caros.
Antes disso, já Villas-Boas tinha merecido o título de treinador do ano em Portugal. Ganhou o campeonato nacional sem derrotas, juntou-lhe a Taça de Portugal e a Liga Europa, obtendo um pleno que apenas José Mourinho tinha conseguido na história do futebol português.
Posto isto, e porque se trata de escrever a história, Villas-Boas ganhou o direito de "orientar" a equipa de sonho de 2011 da Liga portuguesa.
Nome completo - Luís André Pina Cabral Villas-Boas
Idade - 34 anos (17/10/1977)
Clube actual - Chelsea
Conquistas em 2011 - Liga ZON Sagres, Taça de Portugal, Liga Europa
Jogador do ano - Falcao
20 golos em seis meses
e muitas saudades
Seis meses ao serviço do FC Porto bastaram a Radamel Falcao para convencer a redacção de O JOGO: foi o melhor jogador que pisou os relvados nacionais no ano de 2011. De 1 de Janeiro até final da época passada, o colombiano apontou um total de 20 golos, incluindo uma impressionante sequência a marcar nas últimas nove partidas que disputou de dragão ao peito. E nunca falhou nos momentos decisivos: desde os quatro golos na segunda parte do jogo com o Villarreal, na primeira mão da meia-final da Liga Europa que o FC Porto venceu por 5-1, ao golo solitário que decidiu a final de Dublin diante do Braga, esteve sempre lá, quando a sua equipa mais precisou.
Com tantos golos, era quase impossível que ficasse em Portugal muito mais tempo. Acabou por sair para o Atlético de Madrid, deixando um buraco no ataque portista que ainda não foi tapado. Os números da transferência foram devastadores - 40 milhões de euros por agora, mas ainda podem ser 47. Mas os colchoneros, que vivem em crise crónica, têm-se revelado uma equipa demasiado pequena para o apetite goleador deste catedrático da grande área - soma 12 golos, números que até parecem insignificantes para aquilo a que nos tinha habituado.
Clube actual - Atl. de Madrid
Conquistas em 2011 - Liga ZON Sagres, Taça de Portugal, Liga Europa, Supertaça portuguesa
Nome completo - Radamel Falcao García Zárate
Idade - 25 anos (10/02/1986)
Altura - 1,77 m
Peso - 72 kg