Corpo do artigo
Incluido no programa do curto estágio que Portugal termina hoje em Rio Maior, Portugal passou no teste de preparação para a fase de pré-apuramento para o Mundial'2013 frente Angola, ao vencer por 26-18.
O público não faltou à chamada, encheu o Pavilhão da Juventude do Lis e mostrou a forte expressão que o andebol tem em Leiria. A abrir a primeira parte registou-se grande equilíbrio entre as equipas que, de parte a parte, iam tendo os ferros das balizas como principais adversários. Desde cedo a grande dor de cabeça para Portugal foi o angolano Edivaldo Ferreira (sete golos).
A meio da primeira parte, quando Mats Olsson já fazia rodar a equipa, Elledy Semedo e a sua veia rematadora acabaram por fazer a diferença no triunfo português. No segundo tempo, com uma equipa alternativa, Portugal melhorou - fez um parcial de 6-0 -, beneficiando ainda do cansaço acusado por Angola, que já não compete há três meses (desde os Jogos Pan-Africanos) e até então tinha estado demasiado dependente de Edivaldo. A maior parte dos jogadores portugueses deu o seu contributo ao marcador, tendo sido o estreante Pedro Portela, natural de Leiria, o elemento mais acarinhado pelo público. Depois do Ano Novo, Portugal volta a reunir-se em Lamego para preparar a pré-qualificação, estando o primeiro jogo a valer marcado para dia 4 de Janeiro, frente à Turquia.
Declarações
MATS OLSSON tr. PORTUGAL
"Estou confiante para Janeiro"
No final, o seleccionador nacional, Mats Olsson, salientou que o encontro com Angola era "mais do que um treino". "Para nós foi óptimo ter um jogo destas características. A segunda parte foi melhor que a primeira", disse ainda. A terminar, referiu: Estou confiante para Janeiro".
FILIPE CRUZ tr. angola
"Cometemos muitos erros"
O seleccionador de Angola destacou o facto de ter faltado à sua equipa ritmo competitivo. "Já estávamos há mais de três meses sem competir. Na segunda parte cometemos uma série de erros. Dou os parabéns à equipa portuguesa que nos ajudou muito na preparação", afirmou.