O treino de ontem arrancou cerca de uma hora e meia depois do previsto. Após a derrota em Barcelos, Vítor Pereira sentiu a necessidade de reunir o plantel na intimidade do balneário - ele que até costuma falar com os jogadores no relvado -, numa palestra que se prolongou no tempo e que serviu para virar mais uma página negativa da presente temporada. O treinador voltou a repetir as críticas feitas à equipa no final da partida com o Gil Vicente e pediu outra atitude para os jogos que se seguem, mas fez também questão de deixar uma mensagem de optimismo, até porque recordou que ainda há muito campeonato pela frente e os cinco pontos de desvantagem para o Benfica são perfeitamente recuperáveis - acredita-se no Dragão -, tendo até em conta o confronto entre as duas equipas agendado para o início de Março.
A terapia de grupo decorreu apenas com a presença do treinador e dos jogadores, até porque os adjuntos de Vítor Pereira aguardaram pacientemente no relvado pelo arranque do treino, que começou já perto do meio dia. Terminada a palestra, Vítor Pereira foi o primeiro a surgir publicamente no Olival; apareceu com aparente boa disposição e ainda teve a delicadeza de pedir desculpa aos jornalistas presentes pelo atraso no arranque dos trabalhos. Depois, passados três minutos, apareceram os jogadores no relvado, também eles bem dispostos, em animadas conversas, num primeiro sinal público de que a longa conversa de grupo terá servido para ultrapassar o ambiente pesado que se seguiu à derrota com o Gil Vicente.
Agora, segue-se mais uma semana de trabalho para preparar o jogo com o Setúbal, o última da fase de grupos da Taça da Liga, que até poderá marcar a estreia dos dois reforços de Inverno garantidos pelo FC Porto: Lucho e Marc Janko. Desses dois, no entanto, só o austríaco passou ontem pelo Olival, para conhecer a sua nova casa. Lucho já a conhece muito bem. Hoje há mais, novamente pela manhã (10h30), em princípio já com a companhia dos mais recentes reforços dos portistas.
Sapunaru e Alex Sandro já estão disponíveis
Vítor Pereira ganhou ontem mais duas opções para o sector defensivo, depois de ter assistido ao regresso aos treinos de Sapunaru e Alex Sandro. Os dois laterais já trabalharam sem limitações e estão à disposição do treinador para o jogo frente ao Setúbal. Em sentido inverso, destaque para a ausência de Souza, que se limitou a realizar trabalho de ginásio depois de ter sido titular na derrota de Barcelos. Fernando, que cumpriu castigo, também está de regresso às opções.
