Corpo do artigo
>Paulo Bento
"Temos condições para nos qualificarmos"
Paulo Bento mostrou-se confiante nas possibilidades de Portugal marcar presença no próximo Mundial, ainda que o sorteio da fase de qualificação tenha ditado, na sua opinião, "um grupo complicado". O seleccionador nacional, presente no Rio de Janeiro, falou pouco depois de conhecer os nomes dos adversários e assumiu: "É um grupo complicado, mas que nos permite acalentar esse sonho de estar presente no Mundial'2014. Temos condições para isso", destacando, contudo, que a prioridade é outra: "Mas, agora, a nossa preocupação está centrada no apuramento para o Euro'2012."
Numa análise mais detalhada aos adversários, Paulo Bento prosseguiu: "Hoje em dia não existem facilidades. Portugal já teve grupos teoricamente fortes e acabou por não ter tantas dificuldades como em grupos mais acessíveis. A Rússia é uma equipa sempre forte e também está habituada a marcar presença em fases finais. Já pouco tempo esteve nas meias-finais do Euro'2008 e não esteve no Mundial'2010 porque perdeu no play-off. Normalmente tem jogadores de qualidade do ponto de vista táctico." Ficando claro, nas palavras do técnico nacional, que a Rússia é o adversário mais complicado, Bento deixou ainda um aviso quanto à qualidade de Israel: "Está a lutar pelo apuramento para o Euro'2012 com a Croácia e a Grécia. São equipas que nos devem merecer todo o respeito. E não podemos desconsiderar as restantes três equipas com as quais se podem perder pontos e por vezes se complicam qualificações."
O treinador recordou também que é cedo para uma análise profunda, porque podem surgir ainda mudanças "não só em termos de jogadores, mas também de equipa técnica".
A terminar, Paulo Bento não fica indiferente ao próximo campeonato do mundo se disputar no Brasil, um país com forte ligação a Portugal. "Se Portugal se qualificar, como todos desejamos, poderá ter o apoio de um país que fala também a sua língua e onde vivem muitos portugueses e isso poderá ser um factor importante", concluiu.