Corpo do artigo
O sonho do Lyon em atingir a primeira final da Champions da sua história terminou e da pior forma possível. A equipa de Claude Puel apostava tudo no factor casa, pois em seis jogos somava cinco vitórias e um empate. Somava, pois com o que o treinador francês não contava era com a inspiração de... Olic, o herói inesperado graças a um hat trick, e a uma bem delineada estratégia de Van Gaal, que anulou por completo os principais trunfos dos gauleses.
Desde cedo se viu que o Lyon não estava nos seus dias. Logo aos 2', uma perda de bola de Cris permitiu que Olic oferecesse o golo a Muller, mas este falhou de forma incrível a emenda. O primeiro sinal foi dado, mas o conjunto francês não o interpretou como devia. O resultado foi trágico e de um lançamento lateral de Robben surgiu o primeiro golo de Olic. Depois, o Lyon dispôs de duas boas ocasiões para marcar e dar a volta à situação, mas Michel Bastos e Gomis não souberam aproveitar. Ao desacerto na finalização, a equipa de Puel somou um outro: o de Cris, que no mesmo minuto viu dois amarelos e... um vermelho. Foi o golpe final nas aspirações e um "manjar" para o Bayern. Olic brilhou ao marcar dois golos, mas a equipa alemã podia ter feito ainda mais, não fosse falhas na finalização de Robben e Altintop.
Após um início de época muito criticado, Van Gaal tem Munique a seus pés, guiando o clube à oitava final da prova, precisamente 15 depois de ele próprio ter erguido o troféu com o Ajax. A final, será contra um seu ex-clube ou... um ex-tradutor, chamado Mourinho.
Declarações
"Parecia que a bola queimava nos nossos pés. O Bayern tem outra capacidade de construir jogo"
Claude Puel, técnico do Lyon
"Provámos que podemos bater qualquer equipa e é óptimo termos chegado à final"
Louis van Gaal, técnico do Bayern
Lyon 0 | Bayern de Munique 3
Estádio Gerland, em Lyon
Árbitro Massimo Busacca (Suíça)
Lloris; Réveillère, Cris, Boumsong e Cissokho (Gomis 46'); Gonalons e Makoun; Govou, Delgado (Pjanic 67') e Bastos; Lisandro (Ederson 79')
Treinador Claude Puel
Butt; Lahm, Van Buyten (Demichelis 46'), Badstuber e Contento; Robben (Klose 76'), Schweinsteiger (Alaba 78'), Van Bommel e Altintop; Muller e Olic
Treinador Luis Van Gaal
Ao intervalo 0-1
Golos | 26', 67' e 78' Olic
Amarelos | 23' Gonalons, 24' Altintop, 59' e 59' Cris
Vermelho | 59' Cris
