Corpo do artigo
Sebastián Abreu fez jus à alcunha de Loco e, com uma grande penalidade à Panenka, lançou o Uruguai para as meias-finais - onde não está desde 1970 - e ao mesmo tempo desferiu um golpe final no desejo africano de ter um representante seu nessa fase do Mundial. Foi o último de um trio de heróis celestes onde constam ainda Muslera e, sobretudo, Luis Suárez, este como que a provar que o "crime afinal compensa"; não fosse a sua intervenção com a mão do Diabo, talvez África estivesse em festa.
O Gana caiu, mas apenas depois de ter desperdiçado uma soberana oportunidade para garantir essa inédita presença: no derradeiro minuto dos descontos do prolongamento, Asamoah Gyan teve nos pés o 1-2 (antes, Muntari e o inevitável Forlán tinham feito a igualdade que reinava, ambos os tentos com responsabilidades para os guarda-redes). Mas o herói da fase de grupos (tinha convertido contra a Sérvia e a Austrália) ontem virou "vilão" e rematou à trave o castigo máximo assinalado devido a uma grande defesa de... Suárez. Sim, o avançado do Ajax rendeu - e bem - Muslera evitando um golo que eliminaria o Uruguai, mas o prémio pela ajuda na qualificação da equipa é o castigo de não poder defrontar a Holanda devido à expulsão.
Com a igualdade a manter-se, foi necessário recorrer aos penáltis. Aí, Muslera fez duas defesas (aos remates de Mensah e Adiyiah), remendou uma asneira de Maxi Pereira (rematou com tanta força que a bola foi para a bancada) e permitiu a Abreu mostrar toda a sua "Locura": marcou à Panenka e proporcionou a festa uruguaia. Isto no dia em que se celebravam 60 anos da maior goleada uruguaia em mundiais: 8-0 à Bolívia, no Mundial do Brasil, onde o país acabou por se sagrar campeão.
Uruguai 1 - 1Gana (4-2, g.p.)
ESTÁDIO Soccer City, em Joanesburgo
RELVADO razoável
ESPECTADORES 84 017
ARBITRAGEM
ÁrbitroOlegário Benquerença
AssistentesJosé Cardinal e Bertino Miranda
4ºÁrbitroAlberto Undiano (Esp.)
GOLOS [0-1]Muntari45'+2' [1-1]Forlán55'
- URUGUAI
Fernando Muslera, Maxi Pereira, Diego Lugano (Andrés Scotti, 38), Mauricio Victorino, Jorge Fucile, Diego Pérez, Egídio Arévalo, Álvaro Fernández, Edinson Cavani (Sebastián Abreu, 75), Luís Suarez e Diego Forlán.
TREINADOR Óscar Tabárez
SUPLENTES 12Castillo 23Silva 3Godin 5Gargano 8Eguren 11Alvaro Pereira 13Abreu 14Lodeiro 18 9Scotti 21Fernández 22Cáceres
Remates à baliza6 Remates para fora8 Cruzamentos25
Cantos12 Faltas23 Posse de bola48%
AMARELOS Fucile20' Arevalo Rios48' Pérez59'
VERMELHOS Suárez120'+1'
GANA
Richard Kingson, John Paintsil, Isaac Vorsah, John Mensah, Hans Sarpei, Anthony Annan, Samuel Inkoom (Stephen Appiah, 73), Kwadwo Asamoah, Kevin-Price Boateng, Sulley Muntari (Dominic Adiyiah, 88) e Asamoah Gyan.
TREINADOR Milovan Rajevac
SUPLENTES 1Agyei 16Ahorlu 9D. Boateng 10Appiah 12Tagoe 14Amoah 17Ayew 18Adiyiah 19Addy 20Owusu Abeie
Remates à baliza8 Remates para fora18 Cruzamentos21
Cantos8 Faltas23 Posse de bola52%
AMARELOS Pantsil54' Sarpei77' Mensah93'
VERMELHOS Nada a assinalar