Corpo do artigo
André Almeida está a caminho do Benfica e Diogo Viana tem contrato com o FC Porto até 2012. Curiosamente, partilharam o mesmo balneário, na Academia de Alcochete, no tempo (2005/06) em que representavam os juvenis do Sporting. Nos anos seguintes continuaram a cruzar-se, ao serviço das selecções jovens, tal como sucede agora, no estágio dos sub-21, a decorrer no Algarve. São carreiras, por conseguinte, com alguns pontos em comum, o mais saliente dos quais se prende com o facto de ambos terem iniciado a formação no Sporting e hoje serem referenciados como jogadores... dos grandes rivais do emblema leonino.
Diogo Viana, que regista duas internacionalizações pelos sub-21 (de um total de 46 em todos os escalões), rumou ao Dragão em 2008/09, incluído no negócio da transferência de Hélder Postiga para Alvalade, e desde então rodou nos holandeses do Venlo e no Desportivo das Aves, onde chegou na segunda metade desta época. É um avançado que vai, certamente, voltar a ser emprestado. Note-se que em 2007/08 sagrou-se campeão nacional de juniores pelos leões, numa equipa onde pontificavam, entre outros, Pedro Mendes, Diogo Rosado, André Martins, Diogo Amado e Wilson Eduardo, todos eles convocados para este estágio dos sub-21, para além de André Santos (chamado à selecção principal por Paulo Bento) e ainda Adrien Silva.
A reconhecida qualidade das "fornadas" que têm sido produzidas na Academia de Alcochete, de resto, não fica por aqui: André Almeida actuou menos tempo de leão ao peito, mas mesmo assim ainda jogou ao lado dos companheiros de selecção Diogo Amado, André Martins, Diogo Rosado e Rui Fonte, e acabou por dar mais nas vistas no Belenenses, sob o comando do agora seleccionador do escalão, Rui Jorge, que portanto o conhece muito bem. Na última época de júnior (2008/09) começou a integrar o plantel sénior e estreou-se na Liga principal com Jaime Pacheco. No sábado passado marcou o golo na vitória sobre o Varzim que selou a permanência dos azuis na Liga Orangina.
Trata-se de um elemento rigoroso do ponto de vista táctico e que desde a chegada de José Mota ao Belenenses passou a ser utilizado a lateral-direito - jogava a médio - num percurso em tudo semelhante ao de Rúben Amorim, incluindo, é claro, a transferência recente para o Benfica. "Só falo da Selecção", disse André Almeida, ontem, na conferência de Imprensa após o treino matinal, evitando qualquer comentário sobre o futuro próximo, ele que soma cinco internacionalizações pelos sub-21 de um total de 18 em todas as selecções.
Luís Gonçalves é reforço a pensar no Mundial
Luís Gonçalves, jogador do Praiense que treinava no grupo dos sub-20 para Toulon, é o último reforço de Rui Jorge e juntou-se ontem à noite aos sub-21. Trata-se de um defesa que pode ser opção para o Mundial da Colômbia (29 de Julho a 20 de Agosto), pelo que os responsáveis consideraram oportuno mantê-lo em actividade. O grupo que estagia no Algarve passa assim a ser de 22 unidades, já que Pedro Mendes, dispensado por João Alves do Servette, viajou para Portugal e já integrou a sessão vespertina.