Corpo do artigo
>"Sofrem com equipas organizadas e com boa circulação de bola"
Esteve a ver o Granada - Atlético de Bilbau. Com que ideia ficou? Justificam-se os elogios à equipa basca?
Não merecem estar onde estão classificados na liga, às vezes jogam melhor que o Barcelona! Os pontos fortes são muitos. A filosofia de agora, com Bielsa, é jogar tudo pelo chão até aos últimos metros do campo. Das alas, com espaço, a jogada habitual é o centro para Llorente: é pura potência e eficácia na área, sobretudo na pequena área. O Atlético de Bilbau arrisca muito, como neste jogo com o Granada. Perderam boas oportunidades de golo e tiveram de apostar tudo no final, mesmo com um a mais!
O que nos pode dizer dos jogadores do Atlético de Bilbau em termos individuais? Como combinam e em termos globais quais as movimentações padrão da equipa?
Têm três defesas fixos (os centrais e o defesa-esquerdo) que dão muita liberdade ao lateral-direito Iraola, e são ajudados pelo médio-defensivo. Tentam sair sempre a jogar. Iraola é muito ofensivo e combina bem com o Susaeta, que lhe deixa muito espaço ao fazer diagonais. Atacam muito pela direita. No meio-campo o trinco Iturraspe fica lá atrás, Ander Herrera faz tudo e Muniain - o mais rápido no drible -, De Marcos e Susaeta jogam muito livres no terreno, com muita mobilidade. Procuram os espaços livres e mudanças de posição, serão muito difíceis de bater. Sem Javi Martinez em Alvalade por castigo? É uma baixa importante. É o mais contundente na defesa!
Que conselhos dá ao Sporting para ultrapassar uma equipa que tem sido elogiada pela qualidade do seu futebol e também pela agressividade e intensidade que coloca em campo?
Arriscam muito e contra equipas muito organizadas e com boa circulação de bola podem sofrer. Se são apanhados de surpresa há espaço, arma para utilizar com futebolistas rápidos. Fisicamente... são leões! O Sporting tem de ter em atenção que a eliminatória tem 180' e que, mesmo que ganhem 3-0 em Alvalade... O Sporting sabe que tem armas para jogar de igual para igual. Mas será muito importante não sofrer golos em casa.
www.facebook.com/diariodesportivo.ojogo