Não houve unanimidade do painel de arbitragem de O JOGO em nenhum dos cinco lances capitais registados na partida - um de expulsão, três de grande penalidade e um de fora-de-jogo. Ou seja, tenha decidido acertada ou erradamente, Carlos Xistra não merece ser "crucificado" em nenhum dos casos, uma vez que todos eles suscitaram dúvidas (e mesmo após recurso às imagens televisivas).
Momento mais complicado
19' Mateus está em posição de fora-de-jogo ao marcar o único golo do encontro?
Jorge Coroado
-
Quando o cruzamento foi efectuado, Mateus estava ligeiramente adiantado em relação ao penúltimo defensor. Fora-de-jogo não observado pelo árbitro assistente.
Pedro Henriques
+
Lance de difícil análise, mas com claro benefício de dúvida para o posicionamento de Mateus e para a decisão da equipa de arbitragem.
Paulo Paraty
+
É difícil de avaliar pelas condições climatéricas. É uma situação de dúvida e, na dúvida (que terá tido), o assistente não interferiu com o jogo.
Outros casos
35' João Aurélio comete falta para penálti sobre Hélder Postiga, como o árbitro assinalou?
38' Evaldo faz falta para grande penalidade sobre Diego Barcellos?
43' Ao cair por acção do corpo de Torsiglieri, Mateus sofre penálti?
62' Ajusta-se o segundo cartão amarelo a João Aurélio?
Jorge Coroado
+
João Aurélio rasteirou Hélder Postiga, tocando-lhe com o pé direito no esquerdo e derrubando-o. Inequívoca a grande penalidade.
+
Há um contacto normal na disputa da bola, próprio do futebol, que Diego Barcellos procurou capitalizar não tendo motivo para isso.
-
Mateus ganhou a dianteira a Torsiglieri, e este não o carregou, antes empurrou, fazendo grande penalidade não assinalada e que daria cartão vermelho.
+
João Aurélio meteu mão à bola de forma deliberada, justificando a punição por cortar jogada prometedora.
Pedro Henriques
+
Hélder Postiga é rasteirado dentro da área por João Aurélio, em infracção passível de grande penalidade que o árbitro sancionou correctamente.
+
Evaldo agarra e larga Barcellos, não chegando a haver qualquer impedimento de progressão ou derrube. Como tal, correcta a decisão do árbitro.
-
Na fronteira entre a carga de ombro e o empurrão, Torsiglieri usa o corpo e o braço esquerdo para derrubar Mateus. Grande penalidade e cartão vermelho.
-
João Aurélio é correctamente advertido e, consequentemente, expulso, pois jogou a bola com o braço, cortando uma linha de passe.
Paulo Paraty
+
Correcto. João Aurélio bloqueia o caminho e rasteira Hélder Postiga. Decisão correcta, inclusive a disciplinar.
+
Efectivamente, Evaldo coloca os braços em Diego Barcellos, que se deixa cair, empolando a situação. Bem Carlos Xistra ao não interferir.
+
Diego Barcellos e Evaldo têm contacto com o ombro, Barcellos cai por acção da força (legal) e não de alguma falta.
+
João Aurélio terá jogado com o braço. Tenho alguma dúvida, mas a ser com o braço, o amarelo impõe-se.
Apreciação global
Jogo feito com alguma distracção e menor rigor. Um penálti por assinalar em acção disciplinar coerente. Pode e deve fazer melhor. Pedro Henriques
A equipa de arbitragem não teve influência no resultado final. Contudo, não fica isenta de alguns reparos em lances de análise bastante difícil. Paulo paraty
Em jogo bem disputado, com dificuldades climatéricas e técnicas de alguma monta, a equipa de arbitragem conseguiu responder adequadamente às solicitações.
