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A forma (ainda mais) efusiva com que Sebastien Vettel (Red Bull) festejou a quarta vitória da temporada, em cinco possíveis, mal cruzou a linha de meta, foi demonstrativa do quanto foi preciso suar para ser o primeiro a ver a bandeira de xadrez. Saindo do segundo lugar da grelha, Vettel preocupou-se com o colega de equipa, Mark Webber, que saía da pole. Mas foram ambos surpreendidos por um arranque-canhão de Fernando Alonso (Ferrari), que ultrapassou os dois ao mesmo tempo por dentro, na primeira curva, e colocou-se na liderança.
Não foi em pista, mas sim nas boxes, que Vettel se desembaraçou de Alonso, que ficou a tapar Webber. Nessa altura, só Lewis Hamilton (McLaren) mostrava andamento para incomodar Vettel. E incomodou, especialmente, no último terço da corrida. A emotividade regressou, então, às corridas de Fórmula 1, até porque o alemão recebeu ordens da equipa para não utilizar o sistema Kers para se defender de Hamilton. A diferença entre os dois chegou a ser de 0,3s mas a degradação dos pneus impediu Hamilton de ir mais longe. Isso e a maior eficácia aerodinâmica do Red Bull, que nunca permitiu a aproximação suficiente para a utilização da asa móvel para consumar a ultrapassagem.
Depois de uma corrida abaixo das expectativas, a McLaren mostrou que está a evoluir e colocou dois pilotos no pódio, pois Jenson Button passou por Mark Webber e Fernando Alonso como faca por manteiga quente, numa altura em que tinha pneus mais frescos.
Alonso viria a terminar em quinto, já a mais de uma volta do vencedor... Vettel.
Mark Webber e Lewis Hamilton escaparam a castigo
wFoi ao melhor estilo de Hitchkock. Lewis Hamilton, segundo classificado, Jenson Button, terceiro, e Mark Webber, quarto, chegaram a ter a classificação em perigo. Os comissários abriram um processo de investigação por, alegadamente, terem desrespeitado uma situação de bandeiras amarelas. Tudo terá acontecido quando Felipe Massa foi forçado a encostar o Ferrari numa escapatória. Os comissários de pista imediatamente decretaram bandeiras amarelas, avisando do perigo, e impedindo, assim, ultrapassagens enquanto o aviso se mantivesse. No entanto, os três pilotos foram advertidos por escrito. A penalização mais grave teria sido uma penalização de 20s a cada um.