Corpo do artigo
Embalada pelos golos de David Villa, a Espanha tem hoje um outro osso duro de roer na perseguição do sonho do título. Pela frente estará um Paraguai aguerrido que também sonha com um feito inédito: atingir as meias-finais, o que nunca sucedeu na sua história (esta é mesmo a primeira presença nos quartos-de-final, inclusive). E como o sonho comanda a vida, os dois treinadores ressalvaram isso mesmo nas conferências de Imprensa de antevisão.
Vicente del Bosque reconheceu que a sua selecção "atravessa um bom momento" e, por isso mesmo, mostra-se inconformado com a presença apenas nos quartos-de-final. Nem nas meias-finais. "Não nos contentamos em atingir as meias-finais deste Mundial", disparou o seleccionador espanhol, ressalvando que se o Paraguai for ultrapassado a sua equipa "deve chegar à final". Excesso de confiança ou não, a verdade é que Del Bosque explica que "fazer um bom Mundial significa ir avançando sem que, com isso, se imponham limites". E para que isso suceda, o treinador quer que a equipa apresente o bom futebol a que já habituou os adeptos. "Não é só ganhar, mas também como se ganha", reforçou o técnico espanhol, que não considera uma lição o ocorrido ao Brasil: "Conhecendo a realidade do futebol sabemos que qualquer partida é complicada."
Para levar de vencida os paraguaios, Del Bosque apostará na equipa habitual, mantendo plena confiança em Fernando Torres, apesar da pressão da Imprensa para a entrada de Llorente.
Do lado do Paraguai, um problema apoquenta Gerardo Martino: a falta de golos. A selecção guarani é aquela que menos golos marcou das que se qualificaram para os quartos-de-final: apenas três, entre a fase de grupos e os oitavos. Mas o seleccionador do Paraguai já tem a receita para vencer. "A Espanha tem tanto a bola que não deixa alternativa aos adversários senão o de ficarem mais recuados. A solução passa por neutralizar a circulação da bola da Espanha e também Villa. É um dos melhores do mundo e vamos trabalhar para que não seja tão decisivo", esclareceu.
EQUIPAS PROVÁVEIS
ESTÁDIO ELLIS PARK, EM JOANESBURGO
HORA 19H30
TELEVISÃO SPORT TV1 E RTP 1
ARBITRAGEM
ÁrbitroCarlos Batres (Guatemala)
AssistentesLeonel Leal (Costa Rica) e Carlos Pastrana (Honduras)
- PARAGUAI
Justo Villar; Bonet, Da Silva, Alcaraz e Morel; Vera, Cáceres e Riveros; Barrios, Santa Cruz e Benítez
TREINADOR Gerardo Martino
ESPANHA
Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila; Xavi, Busquets e Xabi Alonso; Iniesta, Torres e Villa
TREINADOR Vicente del Bosque