Corpo do artigo
Bastaram quatro meses para Rodrigo mostrar as qualidades que levaram os responsáveis encarnados a gastar seis milhões para o resgatar ao Real Madrid e também para convencer Jorge Jesus, bem como a crítica da Luz. A tal ponto que, apurou O JOGO, o jovem hispano-brasileiro é já colocado pelo técnico na "pole position" da corrida à titularidade, tendo até o próprio treinador prometido internamente que irá transformar Rodrigo num dos melhores avançados do mundo. E num prazo máximo de apenas dois anos, caso Jesus continue como timoneiro para lá do seu contrato, que expira em Junho de 2013.
Desde o jogo com o Portimonense, que marcou a estreia do camisola 19 a titular, Jorge Jesus tem dado prioridade à inclusão do avançado de 20 anos no onze, como se comprova pelo somatório dos minutos de jogo. Rodrigo tem, desde essa partida a 15 de Outubro, 497 minutos de utilização, mais 114 que o tempo de jogo proporcionado a Cardozo. E o internacional espanhol tem justificado essa escolha técnica com golos, muitos, por sinal, tendo festejado seis remates certeiros (um por cada 83 minutos de jogo) contra apenas dois do Tacuara (um por cada 191 minutos).
O novo estatuto de Rodrigo é, ainda segundo Jorge Jesus, consequência lógica de cinco qualidades que o jovem ponta-de-lança já demonstrou possuir em doses extras. Por um lado, é um jogador muito rápido, contrariamente a Cardozo, tem precisão e potência no remate e evidencia grande inteligência nas movimentações, o que lhe permite potenciar o sentido de oportunidade e a excelência do seu pé esquerdo.
Esta avaliação de Jorge Jesus encontra eco na nação encarnada, como é o caso de Sousa, antigo lateral-direito do Benfica que conhece bem as ideias do treinador por ter sido por ele orientado no Belenenses em 2006/07. "Rodrigo é um avançado veloz, com boa capacidade de finalização e muita mobilidade. Jesus tem apostado nele e vem obtendo resposta positiva, pois ele tem dado muitos êxitos à equipa com os seus golos", analisa a O JOGO, considerando que, "pelo seu rendimento, é já o titular do ataque, embora Jesus faça as suas escolhas consoante o tipo de adversário e estratégia a implementar".
Vítor Paneira, ex-médio dos encarnados, acrescenta que "Cardozo ainda é importante, pela presença na área", mas realça que "Rodrigo dá maior dinâmica e intensidade à equipa". Por isso, o jovem avançado está em vantagem numa altura em que "Jesus já está a gerir os dois jogadores para os manter motivados e em boa condição física, sendo por isso importante o facto de o Benfica continuar em todas as frentes".
