Corpo do artigo
Renato Neto é o primeiro reforço para Domingos Paciência na reabertura do mercado em Janeiro. O médio brasileiro de 20 anos de elevada envergadura irá regressar ao Sporting depois de época e meia de cedência por empréstimo aos belgas do Cercle de Brugge, confirmando uma hipótese que estava em cima da mesa da SAD, como O JOGO oportunamente anunciou, e vai treinar-se já amanhã na Academia no regresso do plantel verde e branco ao trabalho após as férias natalícias. O novo recruta pode impor-se pela presença física, já que, do alto dos seus 1,86 metros, conta com mais 10 centrímetros do que a altura média dos actuais titulares no miolo - André Santos, Elias e Schaars: 1,76m. Renato Neto, que é uma das figuras da equipa, realizou ontem o seu último jogo pelo Cercle de Brugge, na deslocação ao terreno do Genk, onde viu a sua equipa ser derrotada por 4-2, e pouco conseguiu fazer para atenuar a diferença de argumentos face à formação da casa, ainda com a pedalada da Champions. Aliás, Renato Neto bem tentou impor-se nos duelos individuais e aparecer em zonas de finalização, mas o melhor que conseguiu foi um remate de longe ao lado aos 28', ele que viaja hoje para Lisboa, onde ajudará a colmatar algumas das lacunas que o técnico Domingos Paciência identificou no sector.
O nome do jovem brasileiro, que chegou a Alvalade em 2006/07, proveniente do Academia Catarinense de Futebol, para integrar os juvenis do clube, surgiu como forte possibilidade de reforço do plantel quando, mediante indicações do presidente Godinho Lopes, ficaram evidentes as limitações económicas da sociedade para atacar o mercado em Janeiro. Sem meios para prosseguir a política de investimento, a SAD olhou para os seus activos, isto dentro das necessidades identificadas no meio-campo - depois da lesão prolongada de Fito Rinaudo, sem esquecer a saída de Luis Aguiar, igualmente devido a lesão -, e resolveu incorporar o médio que chegou a ser utilizado na equipa principal na Liga 2008/09, quando a mesma era comandada por Paulo Bento.
Renato Neto está ligado contratualmente ao Sporting até 2014, é considerado uma das promessas da Academia verde e 40 por cento do seu passe foi adquirido, em Agosto, pelo fundo "Sporting Portugal Fund" por 800 mil euros.
Carlos Pereira define-o como um "8"
Carlos Pereira, ex-treinador-adjunto de Paulo Bento no Sporting, acompanhou de perto a evolução de Renato Neto e a sua estreia na Liga, frente ao Nacional da Madeira, a 24 de Maio de 2011, não tendo dúvidas que o médio "é mais um bom valor da Academia pronto a ser revelado ao mais alto nível". "Foi chamado com regularidade ao plantel principal e sempre mostrou boa postura e atitude. A nota foi sempre alta", lembrou, analisando: "Tem uma boa presença física e muito valor. É trabalhador, forte no jogo aéreo e não é por acaso que tem sido dado como reforço para o plantel de Domingos Paciência. É sinal de trabalho e de uma evolução. É um jogador que organiza bem o jogo ofensivo da equipa, tem capacidade de choque. Penso que é mais um 8, mais talhado para as acções ofensivas e com iniciativa, apesar de defender e recuperar muitas bolas."