Corpo do artigo
Pela primeira vez na história, Portugal terá quatro atletas femininas numa maratona de uma grande competição. O número máximo de mulheres que participou em Mundiais e Europeus foi de três (não se contabilizam os Jogos Olímpicos, uma vez que três já é limite máximo imposto). Das quatro fundistas que a Federação ontem pré-convocou para o Europeu de Barcelona (26 de Julho a 1 de Agosto), de destacar a presença de Fernanda Ribeiro (ver caixa). Completam o rol, Marisa Barros, a melhor portuguesa da actualidade, Ana Dias e Mónica Rosa, esta pré-seleccionada sem ter realizado a marca de referência (2h35m) exigida, tendo conseguido 2h37m09s.
"Os critérios de selecção admitem a convocação de atletas sem mínimos, mas que tenham realizado boas actuações", explicou José Barros.
Na selecção masculina, não há surpresas, sendo de destacar para o regresso de Alberto Chaíça que esteve ausente três anos das Selecções Nacionais.
Fernanda está motivada
Fernanda Ribeiro fará, em Barcelona, o sexto Europeu. A estreia foi em Estugarda, em 1986, quando, com 17 anos, participou nos 3000 metros. 24 anos volvidos e ei-la na... maratona. "A Fernanda está motivada para competir. Começou a preparar o Europeu no passado dia 12 e está tudo a correr normalmente, sem problemas de lesões", disse-nos João Campos. Fernanda tem uma história de sucesso no Europeu, uma vez que foi campeã da Europa dos 10 000 m, em 1994.
Convocados
Alberto Chaíça, Fernando Silva, Hermano Ferreira, José Moreira, Luís Feiteira Femininos
Ana Dias, Fernanda Ribeiro, Mónica Rosa, Marisa Barros
