Corpo do artigo
Onze meses depois, o Real Madrid volta a ser líder isolado da liga espanhola. Os merengues beneficiaram da derrota do Levante no terreno do Osasuna, ontem, por 2-0, ocupando a primeira posição da tabela com um ponto de avanço sobre o Barcelona e dois sobre o Levante.
A última vez que o Real foi líder sem qualquer companhia ocorrera a 29 de Novembro de 2010. Foi esse o dia em que os blancos de Mourinho saíram de Camp Nou copiosamente derrotados por 5-0, resultado que permitiu ao Barça a ultrapassagem na liderança, posição que, aliás, não mais veio a perder até ao fim da prova. Esta época, o Real foi primeiro nas duas jornadas inaugurais, mas com a companhia de várias equipas, assumindo agora, 36 jogos após a última vez em que esteve isolado, a posição mais invejada da tabela.
Um lugar mais do que desejado por Mourinho, que já realçou a importância de chegar líder ao clássico com os blaugrana, a ter lugar daqui a cinco jornadas, no próximo dia 11 de Dezembro. Uma barreira psicológica a enfrentar pela turma de Pepe, Carvalho, Coentrão e Ronaldo, até pela tal goleada (e reviravolta) da época passada.
Até chegar ao clássico, os calendários dos arqui-rivais são de grau de dificuldade idêntica, pelo que Mourinho tem todas as condições para atingir o objectivo. Nos próximos quatro jogos, o Barça tem como partida mais complicada a deslocação a Bilbau, enquanto o Real tem de ir a Valência, encontro em que foi bem-sucedido nas duas últimas épocas, tendo perdido pela última vez em 2009, por 3-0. Os outros encontros do Real até ao dérbi são frente ao Osasuna (casa), Atlético de Madrid (casa) e Gijón (fora), todos eles tradicionalmente favoráveis aos merengues nas últimas épocas.
Para esta proeza na tabela, Mourinho contou mais uma vez com os bons resultados no mês-talismã da sua carreira. O treinador português já não perde um jogo no mês de Outubro desde 2004, ao serviço do Chelsea, somando este ano seis vitórias em seis partidas - e com uma diferença de golos notável (20 marcados e apenas um sofrido).
Motivos para elogios ao treinador luso, ele que desde a conquista do último título do Real Madrid, em 2007/08, foi líder isolado em sete jornadas no total. Além dele, só Pellegrini o tinha sido... e apenas uma vez. Aliás, desde que Guardiola chegou ao Barça, em 114 jornadas disputadas o Real apenas foi líder sem companhia em oito delas.
