Corpo do artigo
Jorge Jesus
"Ronaldo tem arcaboiço"
Quem está habituado a liderar jogadores sabe que aquilo [que o Cristiano Ronaldo disse] foi um desabafo normal, e não com a intenção de melindrar alguém. Ele tem arcaboiço. Só não tem para muita gente que em Portugal não sabe valorizar o Ronaldo. Em Espanha, é um jogador muito acarinhado, respeitado, considerado um dos melhores do mundo. Em Portugal não o valorizamos, mas os portugueses são mesmo assim. A desilusão que existe é por se sentir que poderíamos ter chegado mais longe, porque temos jogadores para isso.
Figo
"Um capitão deve defender o grupo"
Não se deve julgar ninguém, mas acho que um capitão deve sempre defender o grupo, independentemente de sair prejudicado em termos de imagem. Principalmente nos momentos mais difíceis, o capitão deve dar a cara pelo grupo. Quando acaba o jogo, as pessoas ficam desiludidas pelo insucesso e a quente proferem declarações indesejáveis. De qualquer forma, o Cristiano Ronaldo não me interessa. O que interessa é a imagem da Selecção Nacional.
Manuel Cajuda
"Liderança intacta?"
Mais do que os resultados, mais do que discutir se os problemas da Selecção são técnicos ou tácticos, ou se são de esgotamento de uma geração de jogadores, o que importa clarificar rapidamente é se a autoridade do seleccionador se mantém intacta; em Agosto começa a fase de qualificação para o Europeu, e é preciso perceber rapidamente se o seleccionador mantém a sua autoridade intacta. Os problemas existem, a liderança do Carlos Queiroz foi posta em causa em duas ou três situações, e isso não se pode tolerar no futebol.
Maniche
"Desabafos feitos no corredor da morte"
São situações que acontecem a quente, após uma derrota. Nós, os jogadores, ficamos tristes e às vezes temos desabafos quando passamos no 'corredor da morte' [zona mista]. Um jogador passa ali, não quer falar, e às vezes saem as palavras que não queríamos dizer. Penso que o Cristiano não queria ofender ninguém.
Hélder
"Faltou estratégia de comunicação"
Acho que devia ter sido organizada uma conferência de Imprensa para o Cristiano falar. A quente, dizem-se coisas que não queríamos dizer. Faltou uma estratégia de comunicação.