Corpo do artigo
As negociações entre as duas partes já duravam há algum tempo, mas só ontem foi possível oficializar a contratação do lateral-direito Tony, que finalmente conseguiu a desvinculação dos romenos do Cluj. Contratado por um ano e meio, o quarto reforço de Inverno do Guimarães apresentou um discurso bastante ambicioso, através do qual se mostrou apostado em juntar mais alguns títulos aos amealhados, nos últimos quatro anos, na Roménia. Aliás, foi mesmo pela conquista dos dois títulos de campeão nacional, mais três Taças e duas Supertaças, além de duas participações na Liga dos Campeões e mais uma na Liga Europa, que resolveu regressar a Portugal. "Precisava de uma viragem na minha carreira porque sentia que dificilmente podia fazer muito mais na Roménia", explicou, por entre a certeza de que fez "bem em rejeitar outras propostas" do estrangeiro e também de Portugal. Agora, sente-se "orgulhoso por representar um clube como este, o quarto grande do futebol português", e lá foi apontando baterias à conquista de mais alguns troféus, quem sabe ainda esta temporada. "Porque não pensar em títulos aqui? Estamos nas meias-finais da Taça de Portugal e no quarto lugar do campeonato. Sou uma pessoa muito ambiciosa, optimista e estou disposto a ajudar o clube com a minha humildade e trabalho", garantiu, sem esquecer "a atracção sentida pela grandeza do Vitória", o que o "obriga a ter grandes responsabilidades".
"Preparado para a luta" por um lugar entre as primeiras opções, Tony, de 30 anos, teceu rasgados elogios a Alex, concorrente na ala direita da defesa, por o considerar "um grande jogador". "Cabe-me a mim trabalhar para ganhar a confiança do mister. O mais importante é que as vitórias continuem a aparecer", sustentou, disposto, por isso, "a dar continuidade à excelente prestação na Liga e na Taça".
O lateral-direito luso-francês, recorde-se, despontou no Sandinenses, clube, na altura, presidido por Emílio Macedo da Silva, passando, depois, pelo Chaves e Estrela da Amadora. Na Reboleira, na temporada 2006/07, foi mesmo considerado o segundo melhor lateral do campeonato e, em Guimarães, vai ocupar o lugar deixado em aberto pela saída, por empréstimo, do brasileiro Lionn ao Rio Ave. O jogador tem ainda um sítio oficial - tonyfan.free.fr - no qual se pode acompanhar o seu trajecto no passado e o futuro, agora, ligado à Cidade-Berço.