Corpo do artigo
Paulão (ex-colega no Braga)
"É de grande entrega ao jogo"
O jogo que mais marcou Luis Aguiar em Portugal foi frente à Naval, em 2009/10. Aguiar bisou, Matheus marcou um golo e Paulão outro, ganhando o Braga por 4-0. Este último lembra-se bem do primeiro golo de Aguiar, de livre directo. "Ele marcava muito bem os livres, no Braga marcava a maioria das oportunidades que tinha", afirma Paulão, sobre "um jogador de equipa que é muito bom em todas as situações de bolas paradas e não apenas nos livres". O central considera que se trata de "uma boa contratação do Sporting", salientando ainda o espírito combativo do uruguaio: "Entrega-se muito ao jogo."
Paulo Sérgio (ex-colega na Académica)
"Escolhia muito o Barcelona"
Paulo Sérgio foi o primeiro grande amigo de Luis Aguiar na Académica. "Ele ia muito a minha casa, estávamos sempre a jogar PlayStation", conta o médio que agora alinha no Leiria. "O Luis escolhia quase sempre o Barcelona, era a equipa favorita dele", acrescenta, sobre "um homem brincalhão, muito boa pessoa e sempre bem humorado". Nas conversas de horas e horas que mantinham, Paulo Sérgio cedo percebeu qual o objectivo de vida do amigo. "Já na altura o grande objectivo dele era conseguir vingar numa equipa grande. Era o sonho dele e eu concordava, dizia que ele tinha grande potencial", lembra.
Anselmo (ex-colega no Estrela da Amadora)
"Estava tapado pelo Mateus"
Emprestado pelo FC Porto ao Estrela da Amadora, Aguiar não vingou na Reboleira. Anselmo conta porquê: "Ele chegou já depois de a época começar e foi por isso que não se impôs. A nossa equipa já estava montada e ele estava tapado pelo Mateus. Notava-se que era um jogador com muita qualidade, mas ele percebeu que o treinador preferia o Mateus e depois foi acabar a época na Académica." O então avançado dos tricolores relembra ainda que, para além de "dar muita dinâmica à equipa", o uruguaio contribuía para o bom ambiente: "Era uma pessoa engraçada, fazia muito bom balneário."
Lino (ex-colega no FC Porto)
"Tinha sempre alto astral"
Foi o FC Porto o primeiro clube português a apostar em Luis Aguiar, mas Jesualdo Ferreira não ficou convencido com o que viu na pré-época e o uruguaio acabou emprestado ao Estrela da Amadora. Lino, seu colega nessa equipa azul e branca, conta a sua reacção: "O FC Porto tinha Lucho, Assunção, Meireles, Fernando... Não era fácil e ele sabia das dificuldades que iria ter ali. Apesar disso, enquanto lá esteve era sempre muito dedicado nos treinos, nunca andava cabisbaixo, tinha sempre alto astral. Já nessa altura o Luis Aguiar sabia muito bem que um dia acabaria por vingar no mundo do futebol."