Corpo do artigo
Portugal é um dos nove cabeças-de-série para o sorteio da fase de qualificação europeia do Mundial'2014, que se realiza depois de amanhã no Rio de Janeiro. A presença de Portugal no pote 1 do sorteio do apuramento para o Mundial brasileiro deve-se à nova fórmula adoptada pela FIFA após o campeonato do mundo da África do Sul - se até então eram levados em conta resultados nas fases finais e de apuramento das competições internacionais, agora o escalonamento é feito com base no ranking mundial publicado mensalmente pelo organismo mundial. Desta forma, Portugal surge na quinta posição da Europa graças ao sétimo posto no ranking-FIFA, em que apenas o Brasil (quarto) e o Uruguai (passou de 18º para quinto após o triunfo na Copa América) se intrometem entre europeus. A Espanha lidera, seguida da Holanda e Alemanha. Em sexto surge a Inglaterra, depois Portugal, Itália e Croácia. A Argentina, terceira selecção sul-americana, fecha o "top-ten".
No sorteio de sábado da Zona Europeia, haverá cinco potes com nove selecções e um com oito de onde sairão os oito grupos de seis equipas e um de cinco. Destes, apuram-se directamente para o Mundial'2014 os nove primeiros classificados, tendo os melhores oito segundos de disputar um "play-off" pelas quatro vagas restantes, de um total de 13 para a Europa.
Fase final de 12 de Junho a 13 de Julho
A FIFA não atendeu o desejo de alguns clubes europeus, que pretendiam ver antecipada a fase final do Mundial, e anunciou que esta se disputará entre 12 de Junho e 13 de Julho de 2014. Nos bastidores das reuniões que decorrem já no Rio de Janeiro, houve um movimento de lóbi europeu a favor da antecipação em uma semana da disputa do Mundial, de forma a ter menor impacto nas pré-temporadas dos clubes europeus. A FIFA, como habitualmente, levou a sua avante...