Corpo do artigo
Diego Barcellos foi, ontem, o porta-voz da ambição do Nacional, no regresso ao Dragão - o palco onde a equipa de Jokanovic impôs ao FC Porto a primeira derrota da temporada, na Taça da Liga, e onde espera voltar a ser feliz, esta noite, em jogo antecipado da 20ª jornada do campeonato que os azuis e brancos lideram. O avançado, 25 anos, é presença assídua nas opções do técnico do Nacional e deverá formar com Mateus a dupla ofensiva. "A equipa está preparada para a pressão, ciente de que o FC Porto, a jogar em casa, vai querer conquistar os três pontos", comentou o brasileiro que, por lesão, perdeu os jogos entre a quarta e oitava jornada.
Autor do tento da vitória sobre o Rio Ave, Diego Barcellos viu interrompido na Luz um ciclo de seis jogos sem derrotas do Nacional. Retomar o rumo do sucesso é o objectivo e a estratégia não encerra segredos. "Vamos procurar suportar a pressão nos primeiros 30 minutos e depois tentar surpreendê-los com contra-ataques rápidos, tentando repetir aquilo que temos feito nos últimos jogos, como aconteceu na Luz, com o Benfica, em que a equipa mostrou uma boa reacção", referiu, em alusão à última jornada, em que o Nacional recuperou de uma desvantagem de três golos (sofridos nos primeiros 20 minutos) para a margem mínima, no último quarto de hora, antes de o Benfica fazer o 4-2, no derradeiro minuto. Agora, há mais um candidato ao título no caminho europeu do Nacional. "O FC Porto tem um plantel forte, por isso, jogue quem jogar, a equipa estará sempre bem servida", antecipou Barcellos, alheio aos protagonistas que estarão em campo: "Sabemos que eles vão entrar com tudo e nós teremos que ser inteligentes para saber gerir esse ímpeto".
Apesar da derrota com o Benfica, na Luz, a "confiança" do balneário madeirense não saiu abalada, e a memória da última presença no Dragão constitui um fortíssimo factor de motivação, e é também alicerçado nisso que, embora antecipando um "jogo difícil", Diego Barcellos acredita que o Nacional pode voltar a surpreender o FC Porto. "Fizemos um bom jogo na Taça da Liga", recordou, optimista: "Temos que aproveitar a onda para trazermos um resultado positivo, porque a equipa está a viver um bom momento e isso traz-nos confiança. Poderemos repetir a vitória".
1
Diego Barcellos enfrentou uma paragem, por lesão, que o privou de quatro jornadas. Esta época, ainda só assinou um golo. 3
Jokanovic tem três avançados de baixa: Orlando Sá e Edgar Costa estão lesionados, tal como Pedro Oldo-ni, este a recuperar no Brasil. 2
Anselmo, autor dos dois golos que derrotaram o FC Porto, volta a começar o jogo no banco.