Corpo do artigo
O "desperdício" do Málaga vale ouro para o Marítimo. Depois do franco-tunisino Selim Benachour, Edinho será o próximo e, eventualmente, o último jogador a assinar pelos madeirenses. Contratado em Novembro para substituir Jesualdo Ferreira, o técnico chileno Manuel Pellegrini não conta com o ponta-de-lança e o Málaga já deu luz verde à sua saída, que tanto poderá processar-se num quadro de empréstimo como a título definitivo, o que significará mais uma importante contratação a custo zero para o Marítimo, que, ontem, já terá chegado a um princípio de acordo com o internacional português.
A urgência de recrutar um avançado está directamente relacionada com a iminente saída de Kléber. A hipótese de se transferir nesta reabertura do mercado de Inverno para o FC Porto não se verificou, mas é praticamente certo que o brasileiro deixará os verde-rubros já no começo de Fevereiro, altura em que termina o seu empréstimo. Alexandre Kalil, o presidente do Atlético Mineiro, deixou mesmo a garantia de que esse desfecho é irreversível. "O Marítimo negou a transacção que podia ter sido feita e não tem mais nenhum negócio. Quando acabar o contrato vai regressar de imediato ao Brasil", anunciou.
Alertado atempadamente para esta possibilidade, o Marítimo nem precisou de esperar pelas declarações do dirigente do Atlético Mineiro para se lançar no mercado em busca de um avançado. Gorada a hipótese de receber o vitoriano Douglas, por troca com o médio Roberto Sousa; o clube madeirense (em sintonia com o técnico Pedro Martins) continuou a procurar opções de valor incontestável, dando preferência a avançados com experiência no futebol português, e os últimos dias, com a intermediação da Gestifute, do agente FIFA Jorge Mendes, foram decisivos para a aproximação a Edinho. Com 28 anos e apostado em regressar no futuro próximo à Selecção Nacional, o ponta-de-lança está fortemente interessado em relançar a carreira e vê no Marítimo uma excelente janela de oportunidades.
Três novidades na lista para deslocação a Olhão
Ricardo Esteves, Luís Olim e Cherrad constituem as novidades na lista de convocados do Marítimo para a visita de amanhã ao Olhanense, a contar para a última jornada da terceira fase da Taça da Liga. São chamadas previsíveis, atendendo a que Sidnei, Djalma e Baba, titulares contra o Sporting, na última jornada do campeonato, se encontram entregues aos cuidados do departamento médico, embora sejam dados como recuperáveis para o embate com o Braga, novamente para o campeonato. Já Selim Benachour, por enquanto o único reforço de Inverno, não foi convocado por questões burocráticas. Os restantes impedimentos dos madeirenses são o guarda-redes Peçanha e o defesa Fernando, ambos lesionados.
8
Número de jogos realizados esta época pelo Málaga
6
Internacionalizações. Marcou um golo pela Selecção Nacional A
16
Golos marcados pelo PAOK, Málaga e AEK, desde 2007
6
Clubes que representou em Portugal: Almada, Barreirense, Braga, Paços, Gil Vicente e Setúbal