Corpo do artigo
Realista, é o mínimo que se pode chamar a Carlos Sousa, que parte cheio de cautelas. É, de resto, uma maneira de ser que o fez terminar 11 dos 12 ralis Dacar em que participou. A única corrida que não finalizou foi a do terrível acidente sofrido quando estava na liderança. Agora, sabe que será o regresso a trilhos duros. "Todas as equipas têm problemas e todos dizem que vai ser uma prova dura. A única certeza que tenho é que será igual para todos", referiu.
Para já, apesar de estar numa formação com apoio de fábrica, avisa que ainda não há dimensão para fazer frente à Mini, a única verdadeiramente oficial que participa, depois do abandono da VW. "Entrar em guerra com eles não vale a pena. Temos de ver em que nível eles estão. Nós estaremos ao nível dos melhores privados", alertou. Sobre os adversários, a conversa mudou de figura. "O Stéphane Peterhansel não é um adversário. Está uns furos acima de toda a gente. Nunca deixou de estar nas grandes equipas. É um piloto excepcional e, por isso, não tenho hipóteses de me bater com ele. Basta-lhe andar a 70 por cento para ganhar", concluiu Carlos Sousa, convicto que só com uma gigantesca hecatombe é que o pódio não será dominado pela Mini. Mas a partir daí, a competição "vai estar ao rubro". Até porque os cinco milhões de euros de orçamento da sua equipa ainda ficam muito longe - "umas três vezes menos, pelo menos" - do que os das grandes equipas, como a VW ou a Mitsubishi.
Os dois carros chineses viajaram de... charter
Quando a maioria das equipas opta por enviar os veículos de barco para a Argentina, a Great Wall decidiu abrir os cordões à bolsa e fretou... charters para atravessar o Atlântico. Ganhou quase um mês de vantagem na preparação dos dois carros que vão participar no Dacar'2012. Uma operação bastante mais cara e semelhante à utilizada várias vezes pela superequipa da VW, que ganhou as últimas três edições da prova.
Os Números
Equipa: Great Wall
Carros em prova: 2
Motor: diesel de 3 litros
Potência: 280 cv
Orçamento: 5 milhões de euros
Assistência: 3 camiões