Corpo do artigo
O Sporting encetou ontem a derradeira etapa de preparação para o início da época desportiva e, a mais de um mês do encerramento do mercado, já apresenta o plantel praticamente completo, mesmo se procedeu a uma profunda reestruturação dos seus quadros. Analisando a composição do novo grupo, há uma novidade que salta à vista e alivia profundamente o espírito dos adeptos leoninos: ao contrário do que sucedeu nas últimas épocas, são muitas e de qualidade as opções para a frente de ataque.
Com o regresso de Matías Fernández, destinado, no modelo que está a ser implantado, a jogar no apoio directo ao ponta-de-lança, são agora cinco os candidatos aos dois lugares disponíveis na frente de ataque, cabendo ao técnico decidir a melhor combinação, em função do contexto e do adversário: uma boa dor de cabeça para Domingos Paciência, que os seus antecessores gostariam de ter partilhado.
Em épocas recentes, a escassez de soluções ofensivas prejudicou, e muito, as ambições de Paulo Bento, Carvalhal e Paulo Sérgio, que, entre lesões e rendimento deficiente dos avançados, pouco podiam esperar além da habitual contribuição de Liedson. Aliás, em 2007/08 as lesões de Djaló, Derlei e Purovic levaram Bento a recorrer à equipa de juniores para fazer alinhar um onze - Luiz Paéz foi utilizado em quatro encontros oficiais.
Agora, contudo, o esforço desenvolvido pela SAD durante do defeso veio dotar o grupo de um leque de soluções alargado e com selo de qualidade. Domingos Paciência tem à sua disposição cinco atletas de nível internacional - todos eles já representaram as suas selecções -, com características diversas e capacidade para assustar os rivais.
Para já, Van Wolfswinkel, o principal investimento verde e branco do defeso, e Postiga, o único ponta-de-lança que transita da época transacta, parecem partir com vantagem na luta por um lugar no onze no primeiro encontro oficial da temporada, mas Diego Rubio segue-os de perto, tendo dado excelentes indicações nos encontros de pré-época já disputados. Com maior atraso, mas com promessa de concorrência futura, surgem Bojinov, possante avançado búlgaro recrutado ao futebol italiano que ainda procura a melhor forma física, e Matías Fernández, o mais móvel do lote, que só hoje regressou da sua participação na Copa América e recupera de um problema muscular. Certo é que este leão tem poder de fogo.
Épocas anteriores
Liedson
Postiga
Djaló
Saleiro 09/10
Liedson
Postiga
Caicedo
Djaló
Saleiro 08/09
Liedson
Derlei
Postiga
Djaló
Tiuí 07/08
Liedson
Derlei
Djaló
Purovic 06/07
Liedson
Alecsandro
Bueno
Djaló