Corpo do artigo
A selecção portuguesa não vai ter muito tempo para chorar a decepção do Mundial, porque já daqui a dois meses começa a fase de apuramento para o Europeu de 2012, na Polónia e na Ucrânia. Presente nas três últimas edições da prova, a equipa das Quinas vai disputar a qualificação com Chipre, Dinamarca, Noruega e Islândia, sendo certo que alguns dos 23 jogadores que disputaram este Campeonato do Mundo já não vão estar entre as opções, havendo por isso necessidade de solidificar uma nova geração de internacionais.
Se Deco já não volta e Liedson pode ir pelo mesmo caminho, outros ainda cabem perfeitamente na fase de apuramento, mas, caso Portugal se qualifique, dificilmente vão estar na fase final. Em 2012, Duda terá 32 anos, tantos quanto Miguel, enquanto Paulo Ferreira, Pedro Mendes e Simão estarão nos 33 e Ricardo Carvalho nos 34. São todos jogadores de utilidade indiscutível, alguns deles referências, como Carvalho e Simão, mas a sua importância para esse Europeu depende do sentido que as suas carreiras tomarem.
A Selecção não pode, obviamente, estar à espera disso - foi o que fez a Itália, por exemplo, com o resultado que se viu neste Campeonato do Mundo -, o que justifica que o trabalho de renovação, iniciado por Carlos Queiroz na era pós-Scolari, prossiga já daqui a dois meses. O que permite antecipar as chamadas (possivelmente graduais, para que a revolução seja tranquila) de valores em evidente afirmação, como são Daniel Carriço, Rúben Micael ou Varela, além de Bosingwa e Nani, que só por lesão não jogaram este Mundial da África do Sul.
Os 23 da África do Sul
Jogam 2012
Beto
Eduardo
Daniel Fernandes
Ricardo Costa
Bruno Alves
Rolando
Fábio Coentrão
Pepe
Tiago
Rúben Amorim
Miguel Veloso
Raul Meireles
Danny
Cristiano Ronaldo
Hugo Almeida
Talvez joguem 2012
Paulo Ferreira
Miguel
Ricardo Carvalho
Duda
Pedro Mendes
Simão
Não jogam 2012
Deco
Liedson