Corpo do artigo
Não foi propriamente uma estreia, mas antes um regresso, porque Renato Neto é da "casa" desde 2007, mas a verdade é que o primeiro treino - aberto - do jovem médio brasileiro como jogador do plantel principal do Sporting é um dado que merece ser devidamente assinalado. O primeiro reforço de Inverno do plantel de Domingos Paciência subiu ao relvado ao lado do possante central norte-americano Oguchi Onyewu (Gooch) e foi cumprimentado pessoalmente - tal como todos os jogadores, de resto - pelo administrador da SAD leonina, Luís Duque.
Com 1,86 m, Renato Neto dota de maior poder de choque o eixo do meio-campo do Sporting, por força dos 10 centímetros acima da média do sector, não obstante ser bastante dotado técnica e tacticamente, conforme testemunhou oportunamente a O JOGO Bob Petters, técnico do Cercle de Brugge, onde o médio evoluiu por um ano e meio, cotando-se já como um dos elementos mais influentes daquela equipa técnica. Não deixa, por isso, de ser curioso o facto de ter sido "apadrinhado" pelo gigante dos leões, o norte-americano Oguchi Onyewu, que tem precisamente os mesmos dez centrímetros a mais sobre o médio completo que tem essa diferença para a média dos companheiros de sector - André Santos, Elias e Schaars perfazem média de 1,76 m, Renato Neto tem 1,86 m, Gooch tem 1,96 m.
Sóbrio, sem grandes manifestações do entusiasmo com que certamente encara a promoção ao plantel principal do Sporting orientado por Domingos Paciência, Renato Neto não estranhou uma casa que conhece bem e integrou-se com toda a naturalidade num grupo que parecia também já conhecer de toda a vida.
Tendo sido chamado, enquanto júnior, por diversas vezes a integrar os trabalhos do plantel principal, nomeadamente por Paulo Bento, o médio completo dá agora os primeiros passos enquanto elemento de facto da equipa sénior dos leões. Os atributos técnicos e físicos, assim como a maturidade e rigor táctico que lhe são atribuídos por quem o conhece terão de ser, agora, comprovados no dia-a-dia. Renato Neto já os começou a demonstrar e hoje, com o Pinhalnovense, tem nova oportunidade.