Corpo do artigo
>Nascido no berço do karaté
Esteve duas horas a dar autógrafos e a deixar-se fotografar. Não revelou o mínimo sinal de enfado. Outra coisa não seria de esperar daquele que é um ícone do karaté mundial. Morio Higaonna tem 73 anos e, segundo reza a lenda, a primeira coisa que faz logo ao acordar é aplicar alguns golpes numa pedra. As marcas nas mãos (ver foto) não escondem os calos. Feridas? Sangramento? Nunca teve! Um fenónemo que já foi objecto de estudos científicos...
Encantado com a semana vivida em Portugal, fez questão de levar a faixa criada pela Associação Portuguesa de Okinawa Goju Ryu Karaté Do. Uma tarja que homenageia os pioneiros dessa arte, que conta entre o restrito núcleo de "herdeiros" com este Shihan - o mais alto título honorífico (10º Dan) - que nos visitou.
Morio Higaonna nasceu e reside em Okinawa, a ilha japonesa considerada como o berço do karaté. O estágio do próximo ano terá lugar nessa mítica paragem e, ontem, para além de através de um dos seus "discípulos" ter feito o respectivo convite, deixou uma forte mensagem aos mais novos: "O karaté ajuda-vos a sentirem-se melhores, mais fortes física e mentalmente; capazes de receber e incutir os mais nobres valores da vida em sociedade".