Corpo do artigo
Portugal fica a conhecer hoje quem serão os seus adversários nas eliminatórias rumo ao Mundial'2014 e depende de uma mãozinha de Ronaldo (o Fenómeno) e Paulo Henrique "Ganso" para ser encaixado num grupo acessível. Os dois craques brasileiros foram escolhidos pela FIFA para comandar o sorteio da zona europeia e vão decidir o destino de 53 equipas, que serão emparelhadas em oito grupos de seis selecções e um de cinco. Portugal tem o estatuto de cabeça-de-série e vai evitar o confronto com todos os tubarões europeus, excepto a... França, que acabou relegada para o pote 2 por estar bastante mal colocada no ranking da FIFA. Porém, o pote 3 ainda contém algumas armadilhas, e a equipa de Paulo Bento poderá apanhar algumas, como a República Checa, a Suíça, a Irlanda, a Ucrânia ou a Bósnia.
O sorteio da zona europeia será o último a ser realizado e está marcado para as 20h15 portuguesas. A cerimónia - que decorrerá na Marina da Glória, no Rio de Janeiro - terá o seu início às 19h00 e arranca com a definição das confederações que terão de se enfrentar nas repescagens. De seguida, Cafu e Neymar entrarão em palco para auxiliar Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA, no sorteio da zona africana, onde estarão presentes Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. As duas primeiras já têm lugar assegurado na fase de grupos, enquanto as três últimas ainda terão de disputar uma pré-eliminatória.
Segue-se a determinação dos cinco grupos da zona asiática, com Zico e Lucas a definirem o destino do Irão - selecção orientada por Carlos Queirós -, que é um dos cinco cabeças-de-série, juntamente com Japão, Coreia do Sul, Austrália e China. Bebeto e Michel Bastos terão a responsabilidade de ajudar a compor a primeira fase de grupos da CONCACAF - México, Estados Unidos, Honduras, Costa Rica, Jamaica e Cuba só entram em acção na segunda fase -, enquanto Lucas Piazon e Mário Zagallo vão determinar qual das equipas vai jogar a final com a previsível vencedora da Oceânia... a Nova Zelândia.
NÚMEROS
2
Derrotas da Alemanha em 74 jogos disputados nas eliminatórias
9
Número de segundos que Gautieri (San Marino) demorou a marcar o golo mais rápido de sempre em jogos de qualificação
25
México e EUA já se defrontaram 25 vezes, naquele que é o jogo mais vezes disputado nesta fase
35
Número de golos apontados pelo iraniano Ali Daei, o maior goleador de sempre em jogos de apuramento
203
Número de selecções a disputar as eliminatórias, um novo recorde