Corpo do artigo
Foram de alto nível os dois melhores momentos da primeira jornada do Campeonato de Portugal de pista coberta, ontem realizada na Nave de Espinho. O primeiro foi obra de Naide Gomes, que ganhou o oitavo título no comprimento com 6,70m, o seu melhor e a quarta mundial de 2010, que a levou a decidir pela presença no Mundial do Catar, dentro de duas semanas, a defender o título conquistado há dois anos.
Depois, Jessica Augusto, que, num autêntico contra-relógio, bateu o seu recorde pessoal nos 1500 m com 4m07,89s, tornando-se na terceira portuguesa de sempre (superada apenas por Carla Sacramento e Fernanda Ribeiro), dando indícios muito fortes de estar num dos seus melhores momentos.
Naide tem razão ao afirmar que uma das razões, se calhar a principal, que a leva a ir ao Catar é o facto de as suas adversárias não estarem a saltar muito. Ontem, em Moscovo, a campeã russa foi Ana Nazarova, com 6,75m... "Queria fazer melhor, mas independentemente da marca que aqui fizesse já tinha decidido que iria ao Mundial. Estou bem. É só uma questão de melhorar tecnicamente e para isso vou estagiar no Algarve. Quero chegar ao Mundial em grande forma", disse Naide que ficou contente apesar dos saltos nulos. "Correu muito bem... Não vim aqui fazer cócegas ao chão... Vim mesmo com determinação... E quando se dá o máximo correm-se riscos". E quanto ao Mundial, refere: "Se posso chegar ao pódio? Sim, acho que sim, mas não prometo nada".
Refira-se que caiu um poste nas imediações da Nave, o que originou um corte de luz, fazendo com que as finais de 60 m e os 400 m sejam disputadas hoje de manhã.