Corpo do artigo
O bom momento que o Real Madrid atravessa leva José Mourinho a pensar no seu futuro noutras paragens, concretamente no regresso ao campeonato inglês. Contudo, a saída do técnico português do gigante espanhol não está no horizonte próximo de nenhuma das partes envolvidas, e só terá lugar quando Mourinho tiver alcançado as metas a que se propôs no emblema da capital: devolver o melhor clube do século XX à glória nacional e internacional. Tal como se verificou nas passagens por FC Porto e Inter de Milão, com a missão cumprida o técnico procura outros desafios para a sua carreira, e já anunciou várias vezes que o seu lugar é na Premier League. Entretanto, com o sucesso a bater à porta e a superioridade do Barcelona finalmente debaixo de radar - mesmo com a derrota no clássico da Liga o Real Madrid mantém três pontos de avanço sobre o rival -, os merengues pensam na sucessão do banco com um toque do próprio Mourinho: o seleccionador alemão Joachim Low é o escolhido... ele que fora já elogiado pelo português!
"Estou feliz no Real Madrid - não podia perder a oportunidade de treinar o melhor clube do mundo -, mas o meu próximo passo será regressar a Inglaterra. É a minha paixão. Procurem-me um grande clube lá para daqui a um par de anos", disse Mourinho, em declarações que levaram a Imprensa espanhola a procurar com antecedência um sucessor para El Especial. O par de anos que Mou estabelece como prazo para continuar no Real prende-se com o crescimento que vê na equipa e com a perspectiva de dar um título de campeão espanhol e europeu aos merengues entre esta e a próxima temporada. Aí a sua missão no Real Madrid estará concluída e será altura de nova aventura e desafios. O nome de Joachim Low, actual seleccionador alemão, foi anunciado ontem em Espanha como sendo o do escolhido para a sucessão. Uma escolha com "dedo" do técnico português, que nos últimos tempos tem desenvolvido uma relação próxima com Low fruto da "partilha" de dois jogadores, Ozil e Khedira. Mourinho chegou mesmo a elogiar publicamente o alemão, e como se sabe as opiniões de El Especial são lei para Florentino, encantado com a sua presença em Madrid - "Contratar Mourinho foi uma das melhores decisões que tomei", disse o presidente merengue. Florentino respeita o trabalho e também as opiniões, análises e conhecimentos de Mourinho, pelo que o nome de Low para a sucessão surge até naturalmente.
Nos bastidores do Bernabéu fala-se de jogadores e também de treinadores, sendo Low bem visto pelo futebol ofensivo e atractivo das suas equipas, pela experiência internacional e pelos métodos modernos. Curiosamente, Mourinho e Low acabam os respectivos contratos daqui a cerca de dois anos, no Verão de 2014.