Corpo do artigo
O Guimarães só não fez ontem um mau ensaio para a Dinamarca porque, a escassos dias do jogo europeu, naturalmente Manuel Machado não arriscou nas escolhas e dispôs em campo um onze muito diferente daquele que utilizará com o Midtjylland. Este asterisco justifica, em parte, a derrota expressiva do Vitória, sendo que o bom jogo dos açorianos também entra, obviamente, nas explicações para o resultado. O Santa Clara venceu assim a segunda edição do Troféu Pauleta, sucedendo ao Benfica; a Académica ficou no último lugar.
O jogo de ontem teve uma estrela. O sérvio Dincic marcou os três golos - nunca havia conseguido um hat trick na carreira - e pôs em destaque as fragilidades da defesa vitoriana, remendada com Crivellaro adaptado à esquerda e Dinis no eixo central. O brasileiro Defendi também não deu conta do recado, e o sérvio andou entretido a disparar à baliza de Serginho. Por falar em Defendi, há que dizer que o defesa-central não acabou o jogo, mas não foi expulso. Foi antes convidado a sair depois de ter agredido Pipo no lance do terceiro golo - os vitorianos queixaram-se de uma primeira agressão do adversário. Palmas para a actuação do árbitro; caso tivesse sido mostrado o vermelho, o brasileiro poderia não defrontar o FC Porto na Supertaça Cândido de Oliveira. O jogo teve momentos de grande picardia, e várias vezes os jogadores se envolveram em empurrões. De lamentar.
Além dos remendos na defesa, Manuel Machado colocou Faouzi como elemento criativo no centro do relvado. Ora, o marroquino não correspondeu às expectativas, tão-pouco Maranhão e Paulo Sérgio, nas alas, conseguiram criar perigo. A primeira parte acabou apenas com uma ocasião de golo para o Vitória, desperdiçada pelo antigo jogador do Olhanense. Na segunda parte houve mexidas nos vitorianos, e Pedro Mendes e Barrientos foram mais esclarecidos na zona central. A equipa teve mais posse de bola, se bem que não tenha conseguido acertar na finalização. O que faltou mesmo ao Vitória foi... Dincic; o avançado sérvio marcou dois golos na primeira parte e deixou o último para os primeiros minutos da segunda. Orientado por Bruno Moura, o Santa Clara, desenhado em 4-3-3, mostrou argumentos fortes para fazer um bom campeonato.
Santa Clara3 Guimarães0
Estádio São Miguel, em Ponta Delgada
Árbitro André Almeida (AF Ponta Delgada)
- Sta Clara
Stefanovic; Guilherme, Sandro, Edgar e Nélson; Simões, Minhoca e Lourenço; Moreira, Dincic e Pipo.
Jogaram ainda: Ilic, Fernando, Sylvestre, Platini, Filipe e Isaías.
Treinador bruno moura V. Guimarães
Serginho; João Alves, Dinis, Defendi e Crivellaro; Renan, Leonel Olímpio; Maranhão, Faouzi e Paulo Sérgio; William.
Jogaram ainda: Pedro Mendes, Barrientos, Toscano, N'Diaye, Edgar e Targino.
Treinador manuel machado
-
ao intervalo 2-0
GoLOS 14' Dincic, 27' Dincic, 51' Dincic
CARTÕES amarelos 38' Lourenço.