Corpo do artigo
Além do Sporting de Braga, também a Macron - marca italiana de equipamento desportivo - se estreia numa grande final europeia. "Estamos todos muito entusiasmados com o feito do Sporting de Braga", explica a O JOGO a directora de comunicação, Elena Sapucci. A Macron, fundada em 1971, tem sede em Crespellano, nos arredores de Bolonha. Produz equipamentos com marca própria desde 1997 e a partir de 2005 passou a apostar em força no mercado internacional. Segundo dados da empresa, a Macron teve uma facturação de Meuro 45 em 2010 e nesse ano vestiu 8800 equipas de várias modalidades e escalões, incluindo Mónaco, West Ham, Nápoles, Bolonha, Leeds e Maiorca. Está associada ao Braga desde 2008/09. Em Portugal, tem igualmente acordos com Portimonense, Belenenses e Oliveirense, além de com várias equipas de futsal, voleibol, basquetebol, râguebi e andebol.
Gestifute de Mendes bate concorrência na final
Uma final europeia é uma montra particularmente importante e apetecível para os jogadores e - por arrastamento - para os respectivos agentes. Com duas equipas portuguesas em Dublin, não surpreende, portanto, que vários empresários nacionais estejam igualmente "presentes" nesta final. A Gestifute, de Jorge Mendes, é a empresa de gestão de carreiras desportivas com maior número de clientes neste jogo: Rúben Micael, Hugo Viana, Alan, Custódio e Rodríguez, além dos indisponíveis Marcos e Ukra (não inscritos). A PromoSport, do agente António Teixeira, tem os bracarenses Vandinho e Paulo César e o defesa Sereno, do FC Porto (convocado para a final, apesar de nunca ter jogado na Liga Europa). A Onsoccer International, de António Araújo, representa Fernando e Maicon. Agentes/investidores estrangeiros, como Juan Figer (Hulk/Walter), Marcelo Simonian (Falcao/Otamendi) e Pini Zahavi (Moutinho/Belluschi/James), também terão jogadores na montra da Irlanda. Mas ninguém terá mais do que Mendes. A Gestifute, aliás, também estará representada na final mais importante do calendário europeu de clubes: três jogadores do United (Nani, Anderson e Bebé) fazem parte da carteira da Gestifute e poderão defrontar o Barcelona no dia 28, em Wembley.
ClubeTotalJogosMédia
1Benfica212 659453 165
2Rapid Viena144 600348 200
3B Dortmund139 400346 467
4Nápoles178 859444 715
5Lech Poznan157 723439 431
6Liverpool177 821535 564
7Rangers69 468234 734
8M City170 711534 142
9Spartak M 98 109332 703
10FC Porto228 392732 627
( )
32Sp. Braga66 382416 596
( )
36Sporting62 033415508
No restaurante com Pinto da Costa
Sentados num restaurante na zona do Temple Bar, António Chaves e João Nunes da Silva esfregaram os olhos várias vezes até acreditar no que estavam a ver. Na rua, Pinto da Costa passeava tranquilamente na companhia de dois amigos. A reacção dos dois adeptos portistas foi espontânea. Chamaram imediatamente o presidente do FC Porto. Pinto da Costa entrou no restaurante, sentou-se com eles, e trocaram dois dedos de conversa. António Chaves e João Nunes da Silva ficaram com uma recordação: um autógrafo, que depois mostraram orgulhosos a O JOGO.
Os adeptos portistas passaram longas horas dentro de um avião até chegar a Dublin, e não foi por causa de um plano de viagem demorado para poupar alguns euros. A viagem teve início em Nova Iorque, onde ambos se radicaram há muitos anos (um há 42 e outro há 38 anos), e demorou cerca de sete horas. Chegaram ontem de manhã a Dublin e partem na quinta-feira. Na bagagem, querem levar mais uma boa recordação: a Liga Europa. "Estamos confiantes na conquista da taça. O nosso treinador pode dizer que uma final é imprevisível e que tudo pode acontecer, mas nós dizemos que vamos ganhar", referiu António Chaves.
Os meninos que dão sorte
Eram três meninos, todos do Braga, mas o Kiko escondeu-se da câmara por culpa da vergonha do momento; não quis tirar a foto com os amigos Guilherme e Mário Miguel, mas também ele guarda uma história para contar. Os três, que partilham o balneário nas escolinhas do Braga, estão em Dublin depois de terem feito todo o percurso dos arsenalistas nos jogos europeus realizados na Estádio AXA. Aliás, fazem parte do grupo de crianças que entraram com os jogadores em todas as partidas. Todas, menos uma: na recepção ao Shakhtar, curiosamente na única derrota europeia dos arsenalistas em casa. "Por isso é que os trouxemos, para darem sorte. Eles são do Braga. Mesmo do Braga. Não têm outro clube", contou Pedro Machado, antecessor de António Salvador na presidência do Braga e pai do Kiko, o tal envergonhado pelo momento mediático.
Hoje vão estar todos na Arena de Dublin a assistir a um "momento histórico" do Braga e a puxar pela equipa de Domingos, e até trouxeram uma tarja para mostrar ao mundo, escrita em inglês para que ninguém fique sem perceber. "Mommy, I am here and I will take the cup" (Mamã, estou aqui e vou levar a taça), prometem os três amigos, também eles numa viagem de sonho de um clube que fazem questão de "amar".
