Corpo do artigo
Para Quim, não faz sentido responsabilizar Luís Matos pelas exibições desastrosas de Roberto. Aliás, o guarda-redes campeão nacional pelo Benfica tem o melhor a dizer do técnico que - conforme O JOGO noticiou na sua edição de ontem - está de saída da Luz. "Matos ajudou-me muito a evoluir. É um excelente profissional, só tenho coisas boas a dizer dele", declarou ontem o internacional português ao nosso jornal.
"Não acredito que seja por causa do treinador", disse de imediato o actual guarda-redes do Braga quando interrogado sobre a associação que é feita entre o adeus do Benfica a Luís Matos e o desempenho de Roberto. Ao que O JOGO apurou, Jorge Jesus acha que se o espanhol tivesse tido outro estímulo e acompanhamento, poderia ter tido melhor adaptação ao clube encarnado e falhado menos entre os postes.
Também Pedro Roma teceu ontem rasgados elogios ao técnico de guarda-redes, com o qual trabalhou durante duas temporadas na Académica de Coimbra. O antigo guardião, já retirado da competição, disse mesmo que ter trabalhado com Luís Matos "coincidiu com um dos melhores momentos" da sua longa carreira como atleta. "Talvez em termos de rendimento tenha sido a melhor fase do meu percurso. Se há técnico que tenha sido uma referência para mim, esse técnico é Luís Matos", sustentou Pedro Roma.
Quim, que se treinou às ordens de Luís Matos durante uma época e meia, destacou o perfeccionismo do técnico na vertente técnica. Pedro Roma falou, em contrapartida, da "grande exigência e entrega ao treino" por parte do treinador. "Ele dá muito importância ao detalhe. É alguém que exige imenso, quer que o seu guarda-redes seja perfeito", disse Pedro Roma. "Tive a felicidade de trabalhar com ele e adaptei-me perfeitamente", comentou, por seu turno, Quim.
Conforme noticiámos ontem, Luís Matos já não vai fazer parte da equipa técnica do Benfica na próxima temporada, ao contrário dos restantes elementos do corpo de treinadores. O técnico, de 55 anos, está em final de contrato, e a SAD não irá renovar com o antigo guarda-redes de Sporting, Boavista e FC Porto. Vindo da Académica, Luís Matos chegou ao Benfica a meio da época 2007/08, tendo na época seguinte, com Quique Flores, sido transferido para os juniores. Voltou depois ao plantel principal com Jorge Jesus.
Nesta altura decorrem contactos para arranjar um sucessor. Jorge Jesus gostaria de contar com Vital, mas este mudou-se para Alvalade com Domingos Paciência. Valente, actualmente na selecção do Burkina Faso, Hugo Oliveira, na federação portuguesa, com os sub-19, e Figueiredo, do Olhanense, são os três nomes em equação.