Corpo do artigo
José Rocha está a passar pelo melhor momento da sua carreira. Duas semanas depois do Europeu de Corta-Mato, onde ganhou a medalha de bronze, o atleta do Maratona impôs-se ontem, pela primeira vez, numa das mais importantes corridas de final de ano nacionais, a Volta ao Funchal. No sector feminino, a ugandesa Rebecca Cheptegei foi a mais forte.
Em época de crise, a corrida funchalense não teve o nível competitivo habitual. José Rocha acabou por não ter de dar o seu máximo para garantir o lugar mais alto do pódio, cimentando o triunfo nos dois últimos quilómetros, fase em que deixou para trás o belga Mats Lunders. Em terceiro lugar, acabou o madeirense Edwin Nunes, acabando com o jejum de muitos anos de um atleta local no pódio.
O domínio de Cheptegei na prova feminina fez-se sentir com maior intensidade, pois mal foi dado o tiro de partida, isolou-se e não mais foi apanhada. Nos outros lugares do pódio ficaram duas atletas da Madeira; em segundo a veterana (43 anos) Helena Fagundes e, em terceiro, a júnior Daniela Sousa. Entre as duas há... 25 anos de diferença.
Um facto importante da noite, acabou por ser o número final de participantes que foi de 1339 atletas, um novo recorde de chegados que estava fixado na edição de 2007 com 967 atletas.
Classificações
Masculinos
1º José Rocha (Maratona) 17m13s
2º Mats Lunders (Bélgica) 17m25s
3º Edwin Nunes (CA Funchal) 18m16s
Femininos
1ª Rebecca Cheptegei (Uganda) 20m46s
2ª Helena Fagundes (C. A. Madeira) 22m34s
3ª Daniela Sousa (Água de Pena) 23m03s