Corpo do artigo
Janko, de 28 anos, é o ponta-de-lança eleito pelo FC Porto para tentar fazer esquecer Falcao. O ainda jogador do Twente chegou ao Porto ontem de manhã para efectuar os exames médicos, mas ainda não assinou contrato. Segundo a Imprensa holandesa, a contratação de Marc Janko estaria em suspenso porque o campeão nacional ainda apresentou ao Twente as garantias bancárias necessárias para concluir a transferência. O que, de facto, aconteceu, mas só por causa dos horários dos bancos englobados na operação é que a garantia não chegou a tempo. Hoje tudo será finalizado e o Janko terá pela frente um contrato de dois ou três anos e meio. O goleador custará cerca de sete milhões de euros. Para os cofres da SAD, foi bem mais acessível do que Jackson Martínez ou Teo Gutiérrez, duas das opções mais ventiladas neste Inverno.
Marc Janko é, então, o nome do tão desejado ponta-de-lança que o FC Porto encontrou a um dia apenas do fecho do mercado. Não é colombiano nem de qualquer outro país sul-americano e surge em Portugal com alguma surpresa, especialmente por contrariar o estereótipo portista em matéria de aquisições. Com 28 anos, dificilmente Janko poderá gerar mais-valias no futuro. Mas essa não era, de todo, a preocupação da SAD. A ideia era encontrar finalmente alguém capaz de fazer esquecer Falcao e de se afirmar no imediato. Kléber esteve longe de o conseguir. Será uma aposta de futuro, mas o presente pede golos e mais maturidade. E Janko tem, no plano teórico, tudo para o conseguir. Na carreira já fez mais de 100 golos só em jogos de campeonato.
Por ter jogado durante dois anos na Holanda, o austríaco dispensa um grande período de adaptação. Até porque, nesta fase, esperar dois ou três meses pela integração seria comprometer definitivamente as aspirações ao título.
Marc Janko
IDADE28 anos (25/06/1983)
ALTURA1,96 m
PESO93 kg
POSIÇÃOAvançado
CLUBESAdmira Wacker Modling, Red Bull Salzburgo e Twente