Corpo do artigo
>Há 235 milhões para ver na montra
Se se confirmarem as expectativas sustentadas pelo talento já exibido, é de crer que os melhores clubes do mundo chegarão ao fim do Mundial da Colômbia azuis de inveja. Ainda antes do pontapé de saída, nas repetidas análises que se fazem, por toda a parte, ao talento que estará em jogo na Colômbia, há dois nomes que são presença constante e têm em comum o campeão português, que revelou o colombiano James Rodríguez na Europa, no sensacional final da época de 2010/11, e se adiantou, entre outros ao Manchester United, na contratação do fenómeno argentino que dá pelo nome de Iturbe, uma promessa que tem sabido conviver com as insistentes comparações com Messi e que só depois desta prova se mudará para o Dragão.
O talento azul e branco em campo não se esgota nestes dois atacantes. Recentemente, o FC Porto ultrapassou o Benfica na corrida à contratação do lateral-direito Danilo ao Santos, seguindo-se-lhe o defesa-esquerdo da mesma equipa brasileira, Alex Sandro. Ambos fazem parte da selecção canarinha, crónica candidata ao título mundial, tal como sucede com a Argentina e, nesta edição, a Colômbia - onde jogará um outro jovem a caminho do campeonato português, o lateral-direito Santiago Arias, contratado pelo Sporting.
As jovens apostas portistas chegam a este palco envolvidas em números milionários: a cláusula de rescisão de James Rodríguez passou para os 45 milhões de euros; a de Iturbe é de 60 milhões; as de Danilo e Alex Sandro estão fixadas em 50 milhões de euros, valores ao alcance apenas de uns poucos investidores. Desfrutar é o melhor remédio, uma vez que esta é uma montra de revelações. É essa a aposta dos valores portugueses neste torneio. Os benfiquistas Roderick, Mika e Nélson Oliveira e o portista Sérgio Oliveira têm na Colômbia a oportunidade de abrir caminho a uma carreira nos respectivos clubes, que até agora se limitaram a fixar-lhes cláusulas milionárias (30 milhões de euros). Com James, Iturbe, Danilo, Alex Sandro e incluindo também Sérgio Oliveira, só o FC Porto tem 235 milhões de euros em exposição neste Mundial...