Corpo do artigo
Há mais um ingrediente para apimentar o clássico de domingo: se conquistar os três pontos, o FC Porto não só poderá adiar a festa de campeão do grande rival da Luz - desde que o Braga à mesma hora também vença o Paços de Ferreira - como atingirá a centena de vitórias no Estádio do Dragão, em partidas oficiais.
Esta é a derradeira oportunidade para o conseguir na presente temporada, uma vez que os outros dois jogos marcados no calendário dos ainda tetracampeões serão fora de casa. Jesualdo Ferreira tem, assim, mais um dado para acrescentar ao discurso de preparação da partida.
A primeira vitória aconteceu precisamente no jogo em que o estádio abriu as suas portas em partidas oficiais: contra o Leiria a 7 de Fevereiro de 2004. Maniche e Maciel fizeram os golos.
Agora, 141 jogos depois dessa partida, o Estádio do Dragão soma 99 vitórias, 29 empates e apenas 14 derrotas. O Boavista foi a primeira equipa a ganhar na condição de visitante e o Chelsea a última. Refira-se ainda que foram marcados 339 golos nas balizas do Dragão, 259 dos quais a favor do FC Porto. A maior goleada nestes mais de seis anos aconteceu contra o Estrela da Amadora (6-0), em 2007/08. A derrota mais pesada foram os 0-4 diante do Nacional, em 2004/05.
Os 142 jogos disputados no Dragão foram presenciados por mais de cinco milhões de espectadores, numa média de 36 824 por jogo.
