Corpo do artigo
Nico Gaitán vai ser jogador do Manchester United a partir da próxima temporada. Ao que O JOGO apurou, a transferência do internacional argentino para Old Trafford está praticamente fechada e envolve o pagamento de 25 milhões de euros em dinheiro, aos quais os red devils ainda deverão acrescentar mais dois jogadores, por forma a aproximar a avaliação do negócio aos 45 milhões de euros estipulados na cláusula de rescisão do camisola 20. E se o acordo verbal quanto ao montante em numerário é total, falta ainda limar arestas quanto ao nome dos jogadores do United a rumar em sentido inverso, o que não inviabilizará a conclusão do entendimento. Ainda assim, este processo é sempre mais complexo, naturalmente, uma vez que envolve o necessário entendimento entre vários atletas e seus respetivos empresários.
Inicialmente, a SAD encarnada remetera o interesse de Alex Ferguson para o pagamentos dos 45 milhões de euros estipulados na cláusula de rescisão, mas os responsáveis do emblema britânico mostraram-se inflexíveis em não ultrapassar da fasquia dos 25 milhões. A solução encontrada foi, pois, a inclusão de ativos do clube, que à partida serão jogadores atualmente a rodar noutros emblemas ou até jovens promissores a atuar na segunda equipa, casos dos jovens Macheda, Bebé ou Petrucci (ver página ao lado).
As negociações estão a ser intermediadas por Jorge Mendes, bem relacionado em ambos os emblemas, sendo que da parte do clube inglês, é o diretor-executivo, David Gill, quem assume todo o processo. Na Luz, Luís Filipe Vieira chamou a si igualmente a gestão do dossiê e esteve há algumas semanas em Londres a fim de adiantar mais pormenores do negócio, que há muito estava apalavrado. É que, sabe O JOGO, o próprio Jorge Jesus já sabe desde o Natal que irá perder Gaitán no final da época. O técnico foi informado na altura de que os ingleses já tinham garantido o direito de preferência sobre o jogador e que Manchester seria mesmo o seu destino. Com o aproximar do final da época, as negociações aceleraram e o argentino nem pestanejou perante a possibilidade de assinar o contrato da sua vida, nunca inferior a cinco temporadas.
O Manchester United fez dezenas de observações ao jogador, a maioria por intermédio do seu olheiro Toninho Cruz - ex-jogador que passou em diversos clubes nacionais, como FC Porto, Belenenses ou Académica -, mas Ferguson também já tinha o ex-Boca Juniors debaixo de olho. No final do primeiro jogo com os encarnados (fase de grupos da Champions, na Luz), o experiente treinador fez questão de deixar rasgados elogios à apurada técnica e inteligência do polivalente canhoto que poderá ter às suas ordens a partir da próxima campanha.
E se o negócio está quase fechado, o anúncio oficial da transferência nunca deverá acontecer antes do final da época, sendo que ambos os clubes só terminam os respetivos compromissos oficiais a meio do próximo mês.
www.facebook.com/diariodesportivo.ojogo