Corpo do artigo
Uma conjugação de resultados altamente desfavorável ao Braga permitiu ao FC Porto aproximar-se do segundo lugar, agora somente à distância de cinco pontos, e teve o condão de reacender a esperança dos dragões em se qualificarem para as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões de 2010/11. Desengane-se, porém, quem pensa que o plantel dos arsenalistas se sente pressionado pelo facto de ter os campeões nacionais a morder-lhe os calcanhares. Aliás, Eduardo até considera que é "o FC Porto que deve estar mais preocupado com o Braga". E não é para menos. Basta dar uma olhadela nas últimas dez edições do campeonato principal para perceber que a tradição suporta a afirmação do guarda-redes. Afinal, só em quatro delas (2003/04, 2004/05, 2006/07 e 2007/08) é que o segundo classificado perdeu a posição para um dos perseguidores nas derradeiras seis jornadas da competição. Neste caso, no entanto, a diferença pontual entre os concorrentes era extremamente reduzida (sempre inferior a cinco pontos).
É por estas e outras que em Braga continua a olhar-se exclusivamente para o próprio umbigo. O importante, segundo Eduardo, é "lutar pelas vitórias onde quer que seja, e contra quem seja". No final se verá se os bracarenses mantêm, melhoram ou pioram o segundo lugar actual, sendo que, em seis das últimas dez participações na liga principal, mantiveram ou melhoraram a posição que ocupavam a meia dúzia de rondas do término da competição. De resto, as únicas descida na classificação verificaram-se em temporadas menos fulgurantes, como em 2002/03 - as outras foram 2001/02, 2004/05 e 2007/08 -, na qual caíram do 11ª para o 14º lugar.
Seja como for, não deixa de ser curioso que, na única vez em que se encontrava nos lugares de pódio a seis jornadas do apito final da liga, o Braga tenha perdido a posição. Foi na temporada de 2004/05, era Jesualdo Ferreira o treinador. Na altura, os arsenalistas tiveram um desempenho paupérrimo na parte final, somando três derrotas, um empate e somente duas vitórias. Como consequência, acabaram ultrapassados pelo Sporting.
