Corpo do artigo
A um ano de terminar contrato com o Sporting, Matías Fernández tinha um desafio para vencer, ou seja, provar nesta ponta final de temporada que tem andamento para continuar a vestir de verde e branco, mediante novo vínculo. A resposta é a que se vê: colocado por Sá Pinto na posição onde mais rende (segundo avançado), o chileno tem reagido com muito e bom futebol, atingindo mesmo o seu melhor momento de sempre em Alvalade à terceira época em defesa dos leões. Satisfeita com a produção exibida por El Crá, a SAD já iniciou contactos tendentes à renovação do contrato. O avanço firme, porém, só acontecerá no fecho da época desportiva, após a final da Taça de Portugal, no Jamor, mas O JOGO sabe que também o treinador Ricardo Sá Pinto incluiu Matías nos planos para a próxima temporada.
De olhos postos no que ainda há por conquistar em 2011/12 - Liga Europa e Taça de Portugal -, a SAD acautela o futuro, mas terá de obedecer a condicionalismos de ordem financeira. É sabido o depauperado estado dos cofres leoninos e pública a procura de investidores que injetem o capital suscetível de elevar a capacidade competitiva dos leões. Em face do contexto económico, o Sporting não validará novos contratos - sejam eles respeitantes a renovações ou contratações - até à final do Jamor, a ser jogada contra a Académica, a 20 de Maio.
Pese a confiança já manifestada publicamente por Godinho Lopes no reinvestimento no futebol, a SAD ainda não tem um plano financeiro definido para saber quais as garantias capazes de, no caso, melhorarem o contrato do criativo.
O Sporting pretende agarrar Matías Fernández, que, aos 25 anos, é um atleta cobiçado tanto no mercado europeu como no sul-americano - a carreira individual e coletiva na Liga Europa é um fator de valorização -, mas só vai dar o passo que falta depois de ter números para 2012/13 na mão.
www.facebook.com/diariodesportivo.ojogo