Corpo do artigo
O número de clubes interessados em Radamel Falcao cresce na mesma proporção dos golos marcados pelo portista. Depois de Manchester United, Valência, Sevilha, Atlético de Madrid, Roma e Fiorentina terem sido relacionados com o goleador colombiano, agora juntam-se à lista de pretendentes o Tottenham e o Aston Villa.
O FC Porto vê com agrado o interesse de clubes dos principais campeonatos europeus, porque isso significa que o valor de mercado de Falcao está em alta e alimenta a hipótese de um negócio milionário no futuro, mas simplesmente não quer vendê-lo no imediato, isto é, no final da época. Falcao, tal como O JOGO escreveu recentemente, é um dos jogadores nucleares do plantel na abordagem à próxima temporada, na qual a recuperação do título nacional assume uma importância vital. Rúben Micael e Hulk são os outros jogadores que a SAD não quer negociar, independentemente do valor das propostas.
De acordo com a Imprensa inglesa, tanto o Aston Villa como o Tottenham estão na disposição de gastar mais de 20 milhões de euros para resgatarem Falcao ao FC Porto. Um valor alto, mas que não é capaz de alterar as intenções dos responsáveis da SAD. Com 24 anos e a cumprir a primeira época no futebol europeu, a expectativa de um crescimento sustentado, bem como a importância que já adquiriu no seio da equipa, faz com que qualquer negócio morra à nascença. O que não impede os principais clubes europeus de anotarem o nome do colombiano nas suas agendas. É que marcar 31 golos (no total de todas as competições) logo na primeira época na Europa não passa despercebido a nenhum olheiro. O colombiano há muito que anda a ser seguido, mas os interessados vão ter de esperar mais algum tempo. E provavelmente vão ter de oferecer mais do que 20 milhões de euros, mesmo com a possibilidade de o FC Porto não competir na Liga dos Campeões. Basta que Falcao continue a marcar golos.
45
Número de golos marcados por Falcao com a camisola do River Plate, da Argentina. Ao longo de cinco épocas, o colombiano participou em 107 jogos, entre campeonato argentino e Taça Libertadores da América. Uma média de 0,4 golos por jogo
31
São os golos de Falcao no FC Porto. Estão repartidos assim: 23 na Liga Sagres, quatro na Liga dos Campeões e quatro na Taça de Portugal. Até agora, o avançado realizou 42 jogos com a camisola portista, ou seja, conseguiu uma média de 0,7 golos por jogo. A questão essencial é que Falcao está a cumprir a primeira época no futebol europeu
92
Remates efectuados por Falcao em 27 jogos da Liga Sagres, de acordo com as estatísticas oficiais da prova. Cardozo, com quem luta pelo título de melhor marcador, tem 103 remates. Em termos de remates que foram à baliza, Falcao leva 54. O paraguaio do Benfica tem 57. Como se sabe, Cardozo tem mais um golo que Falcao (24 contra 23)
